TRT de Goiás abraça a campanha Outubro Rosa

Glossário Jurídico

outubro-rosa

O mês de outubro é internacionalmente dedicado à prevenção do câncer de mama. O TRT da 18ª Região abraça essa campanha, chamada de Outubro Rosa, despertando a atenção de todas as mulheres para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.  Por isso, especialmente neste mês, a cor rosa irá compor o layout da página do TRT18 no facebook (www.fb.com/trt18).

Dr. Cristiano Augusto, em palestra no TRT-GO, destaca a importância da prevenção do câncer

Dr. Cristiano Augusto, em palestra no TRT-GO, destaca a importância do diagnóstico precoce no tratamento do câncer de mama

Responsável pelo maior número de casos de câncer entre mulheres, o câncer de mama pode ser mais eficazmente tratado quanto mais cedo for detectado. Em recente palestra no TRT-GO, o renomado médico oncologista Cristiano Augusto Resende destacou que as formas de tratamento têm avançado substancialmente, tornando-se cada vez menos agressivas. “Há casos em que a quimioterapia não é necessária e a cirurgia pode ser feita apenas localmente, sem necessidade de retirada da mama”, conta o médico.

As melhores ferramentas para auxiliar na detecção precoce do câncer de mama são o autoexame e a mamografia. Dr. Cristiano destaca que o autoexame deve ser preferencialmente feito após o final da menstruação, tornando-se uma rotina na vida da mulher. Qualquer alteração detectada – seja ela no bico do seio, no seu aspecto ou textura – deve ser comunicada ao médico, seja ele seu ginecologista, clínico-geral ou oncologista. Quanto à mamografia, esta deve ser feita anualmente após os 40 anos.

Prevenção do Câncer

Além do autoexame, é muito importante estar atento às comprovadas formas de prevenção do câncer em geral. Em sua palestra no TRT, dr. Cristiano Augusto destacou que estudos científicos mostram que determinados hábitos e cuidados podem, comprovadamente, reduzir a probabilidade de incidência de câncer, sendo os mais destacados os seguintes:

  • Não fumar;

  • Utilizar filtro solar e evitar exposição solar entre 10h e 16h;

  • Realizar atividades físicas;

  • Manter o peso;

  • Evitar o consumo excessivo de carne vermelha;

  • Manter boa alimentação, rica em frutas, vegetais e fibras;

  • Evitar a ingestão de álcool.

Incorpore essas boas práticas à sua rotina. Afinal, não há segredo: os hábitos são a chave para a nossa saúde e bem-estar!

Lídia Barros
Núcleo de Comunicação Social
Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.