TRT cria ferramenta para acompanhamento diário do orçamento da Justiça do Trabalho

iStock_000033368564_LargeA Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) está desenvolvendo, em parceria com a Secretaria de Orçamento e Finanças (SOF) e a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (STIC), uma ferramenta que permitirá à Diretoria-Geral o acompanhamento periódico da execução do orçamento da 18ª Região.

Diante do contexto atual de instabilidade financeira que tem afetado inclusive os órgãos da Administração Pública Federal, e que tem sido agravado por cortes frequentes no orçamento, o TRT18 percebeu a necessidade de criar um instrumento que pudesse permitir à Administração o acompanhamento preciso da execução do orçamento, com a previsão de gastos futuros e de saldo remanescente em caixa.

Segundo o gerente do projeto, Diogo Aguiar, da SGE, a ideia é que a ferramenta possa criar quadros comparativos da dotação orçamentária com a projeção das despejas. “Isso possibilitaria a utilização do orçamento com maior efetividade e evitaria as chamadas “sobras” no fim do ano, já que teríamos tempo para adequar e realocar os recursos financeiros existentes”, afirmou.

Ele explicou, ainda, que a ferramenta vai permitir ao ordenador de despesas, o Diretor-Geral, acompanhar diariamente tudo o que está sendo gasto pelo Tribunal, por meio de tabelas e elementos gráficos que permitam uma visualização mais fácil e prática dos dados apresentados.

Na prática, a ferramenta vai tornar as informações geradas pelo novo Sistema Integrado de Gestão Orçamentária (SIGEO) mais simples de serem interpretadas.

Esta entrada foi publicada em Gestão e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.