TRT apresenta bons resultados mas reduz performance em relação ao ano anterior

Facebooktwitteryoutubeinstagram
Desembargadora Elza Silveira

Presidente do TRT Goiás, desembargadora Elza Silveira, ao centro, em evento de divulgação do relatório

Os dados constantes do Relatório Justiça em Números apontaram que o TRT de Goiás ainda apresenta bom desempenho e tem uma das menores taxas de congestionamento do Judiciário Trabalhista. A presidente do TRT, desembargadora Elza Silveira, participou do evento de divulgação do relatório, realizado nos dias 15 e 16 de outubro, em Brasília, conduzido pelo presidente do CNJ Joaquim Barbosa.

De acordo com o estudo, a taxa de congestionamento do Tribunal é de 40% enquanto que a média nacional é de 47%. A 18ª Região só foi superada nesse fundamento por outros cinco tribunais trabalhistas com destaque para o TRT do Pará que apresentou taxa de congestionamento de 24%.

Quanto à produtividade dos magistrados, o TRT também apresenta boa performance. O número de processos baixados por magistrados foi de 1.166, o que garantiu ao TRT o 5º lugar. Em 2012 ingressaram 111.370 novas ações, sendo que o TRT ficou em 10º nesse quesito. No mesmo período, foram baixados 100.257, o que assegurou ao Regional a 11º colocação.

Embora o desempenho do TRT seja bom, o resultado não foi tão positivo em comparação aos dados alcançados no mesmo estudo do ano de 2011. Para a Administração, isso ocorreu porque c TRT goiano vinha apresentando nos últimos anos um excelente desempenho e por isso tinha pouca margem para redução dos seus índices. Por outro lado, o crescimento acelerado por que passou o Regional no exercício de 2012 também pode ter influenciado o resultado.

A grande investida do TRT para instalar o PJe-JT no em cerca de 60% das varas do trabalho também pode ter um dos fatores que afetaram as taxas da 18ª Região. O processo de migração de um sistema de tramitação de processo eletrônico adotado pela Justiça do Trabalho goiana, já largamente utilizado, para outro que ainda se encontra em desenvolvimento, resultou na necessidade de adequações que afetaram a desenvoltura do TRT.

Justiça em Números


Os dados constantes do Relatório Justiça em Números são a principal fonte estatística que o Conselho Nacional de Justiça utiliza para sua atuação nacional. O perfil de cada tribunal é apresentado a partir dos dados sobre: orçamento, recursos humanos, litigiosidade, congestionamento e produtividade, fornecidos pelos próprios tribunais. Este processo de mensuração do desempenho do Poder Judiciário, além de revelar as particularidades administrativas e institucionais dos tribunais e propiciar dados concretos para a formulação e o planejamento das políticas judiciárias, fornece à sociedade um retrato sólido da estrutura judicial no Brasil. O objetivo do CNJ é que os dados sejam referência para a criação de uma cultura de planejamento e gestão estratégica.

 

Núcleo de Comunicação Social
Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.