TRT-18 se prepara para executar projeto que identificará saldos em contas judiciais de processos arquivados definitivamente

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Reunião sobre o projeto Garimpo, realizada no último dia 6, contou com a presença do desembargador-corregedor do TRT-18, Daniel Viana. Ele é cliente do projeto, que tem ainda como supervisor o juiz auxiliar da Vice-Presidência, Luciano Crispim, e como gerente o secretário da Corregedoria Regional, Marcelo Marques

O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (Goiás) deve iniciar, em breve, a identificação de processos arquivados definitivamente que possuem depósitos judiciais “abandonados” ou “esquecidos”. Trata-se de quantias em dinheiro que não foram sacadas pelos respectivos titulares, apesar de essas ações já terem sido solucionadas por meio de decisão judicial transitada em julgado.

A análise desses processos deverá ser feita por todos os Tribunais Trabalhistas do país, conforme determinação inserta no Ato Conjunto CSJT.GP.CGJT Nº 01/2019, cabendo às respectivas Corregedorias Regionais a administração das contas judiciais ativas de processos arquivados definitivamente antes de 15/02/2019, data da publicação do referido ato normativo.

A identificação dos valores será feita com o uso de uma ferramenta de tecnologia da informação desenvolvida pelo TRT da 21ª Região (RN) e que ganhou o nome de Sistema Garimpo. A ferramenta será nacionalizada para unificar, no âmbito dos TRTs, o procedimento de pesquisa e identificação de processos arquivados e com resíduos financeiros. O sistema será apresentado aos servidores de TI dos TRTs em setembro e aos servidores da área negocial em outubro, em eventos a serem realizados no TST, em Brasília.

O TRT da 18ª Região já constituiu Grupo de Trabalho para executar o Projeto Garimpo, tendo iniciado o Plano de Gerenciamento do Projeto em 1º/3/19, com informações preliminares repassadas às Varas do Trabalho da Região e, ainda, com a solicitação de informações à Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil acerca dos valores depositados em contas judicias dessas instituições financeiras.

No dia 6 deste mês, o Grupo de Trabalho do Projeto Garimpo do TRT 18 reuniu-se para deliberar acerca da execução do projeto, tendo discutido, entre outros temas, a fixação de um teto mínimo a ser considerado no tratamento das contas judiciais ativas de processos arquivados definitivamente, evitando-se, assim, que os gastos efetuados para localização do titular do crédito superem o valor existente na conta judicial.

Uso dos recursos

Após identificar os valores disponíveis, o Tribunal deverá observar o que dispõe o Ato Conjunto CSJT.GP.CGJT Nº 01, de 14 de fevereiro de 2019, sobre a destinação dos recursos. Uma das soluções apresentadas é utilizar o saldo remanescente para quitação de dívidas de outros processos que tramitem em face do mesmo devedor na mesma unidade judiciária ou em outras da Região, dando maior efetividade à fase executória.

A quantia também poderá ser convertida em renda para a União, se os valores depositados não forem resgatados no prazo de dez anos. Veja o inteiro teor do ato conjunto aqui.

Setor de Imprensa/TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, PJe e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.