Tribunal decreta luto oficial pelo falecimento do desembargador Octávio Maldonado, instalador e primeiro presidente do TRT 18ª Região

Facebooktwitteryoutubeinstagram

É com pesar que o desembargador-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, Paulo Pimenta, comunica o falecimento do desembargador aposentado Octávio José de Magalhães Drummond Maldonado e decreta luto oficial por três dias no Tribunal, sem suspensão das atividades, com hasteamento de suas bandeiras a meio mastro.

Nas palavras do desembargador Paulo Pimenta, Octávio Maldonado foi um “devotado estudioso do Direito, detentor ainda de uma cultura ímpar e de uma lhaneza de trato com todos os que o cercavam”, comentou. A servidora do TRT-18 Tânia Cruvinel lembrou dos anos em que trabalhou com o desembargador e expressou sua tristeza e gratidão. “Nunca conheci alguém tão culto. Tenho uma grande admiração e agradecimento por tudo que ele me ensinou”, declarou. Os servidores Ricardo Lucena e Marcelo Matos, atualmente nos cargos de Diretor-Geral e Secretário da Corregedoria do TRT-18, também lembraram do período em que trabalharam com o desembargador e expressaram a tristeza pela notícia.

Natural de Belo Horizonte, Octávio José de Magalhães Drummond Maldonado ingressou na carreira da magistratura no Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região. Posteriormente, foi nomeado juiz togado do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região e instalou oficialmente a nova Corte Trabalhista em 30 de novembro de 1990.

Maldonado exerceu o cargo por 2 meses e na ocasião das primeiras eleições para a Presidência do Tribunal, declinou do cargo em benefício do desembargador Luiz Francisco Guedes de Amorim, por entender que o cargo deveria ser então preenchido por uma pessoa natural do Estado de Goiás.

Octávio Maldonado (terceiro da esquerda pra direita) na sessão solene de posse na presidência do TRT-18. “Sou um juiz, irremediavelmente juiz, que outro objetivo não almeja em sua vida profissional senão a conduta justa e honesta” declarou em seu discurso de posse.

Em 1993, eleito por unanimidade para o cargo de Presidente, dirigiu o TRT da 18ª Região entre janeiro de 1993 e janeiro de 1995. Em sua gestão, foram promovidas melhorias das instalações do Tribunal e aumento efetivo do quadro de servidores das Juntas de Conciliação e Julgamento (JCJs). Também foi marcante a profissionalização na indicação dos diretores de secretaria das então JCJs e na estrutura administrativa do TRT.

Maldonado também inaugurou a Biblioteca do TRT-18, que ainda hoje mantém e expõe a pedra inaugural em mármore com inscrições em metal datada de 10 dezembro de 1993. O magistrado concedeu em 2014 entrevista ao programa História Oral do TRT-18, em que contou as dificuldades enfrentadas no início do Tribunal e um pouco de sua trajetória pessoal e profissional.

31 de agosto de 2019
Coordenadoria de Comunicação Social

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, TRT18. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.