Tribunal conclui implantação de novo sistema de gestão de pessoas no próximo dia 23

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Após mais de dois anos de intenso trabalho, a equipe da Secretaria de Gestão de Pessoas do TRT18 (SGPe), em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (STI), está concluindo o processo de implantação do Sistema Integrado de Gestão de Pessoas (SIGEP). A partir de segunda-feira (23/01), o SRH – sistema até então utilizado pelo TRT18, deixará de ser alimentado.

Servidores manuseiam novo sistema

A medida atende à determinação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que aprovou em  28 de novembro de 2014 o cronograma de implantação do novo sistema em todos os 24 regionais, sendo que o TRT de Goiás está no primeiro grupo de Tribunais a instalar o sistema. A adoção de um sistema único por todo os regionais foi também determinada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que destacou a necessidade de uniformizar  as informações  relativas a pagamento de pessoal.

A primeira fase de implantação do SIGEP começou com o levantamento do histórico de ocupação de cargos do Tribunal, desde a sua criação. Após, foi feito o levantamento da estrutura do Tribunal desde sua instalação e, ainda, das funções, dentre outras pesquisas necessárias ao lançamento dos atos normativos básicos para o funcionamento do novo sistema.

A implantação ocorreu por módulos, obedecendo a lógica do sistema que trabalha os dados de forma integrada. Para tanto, dois servidores foram destacados para analisar os requisitos do sistema e, a partir disso, fazer a alimentação e migração de dados.

Falando assim parece fácil, mas, para concluir o trabalho, a SGPe teve de rever procedimentos, estabelecer novas rotinas e até alterar a estrutura com a criação de um setor específico para anotação de dados de modo a alinhar o cotidiano com a necessidade do sistema.

“Estamos muito satisfeitos de entregar o sistema no prazo estabelecido pelo CSJT, que determinou que o SIGEP deveria estar em produção em janeiro de 2017. Estamos colocando em produção funcionalidades que nem o TRT de São Paulo, pioneiro, utiliza ainda. Foi uma grande vitória tendo em vista que, além da complexidade do trabalho e da responsabilidade envolvida, tivemos redução do quantitativo de servidores da equipe, que era inicialmente  composta por quatro servidores e, no último ano, foi reduzida para dois, sendo um servidor da SGPe e outro da STI”, comentou Ana Beatriz, diretora da SGPe e membro do Comitê Gestor Nacional de Implantação do SIGEP, junto ao CSJT.

Até o dia 23, a STI está trabalhando para que todos os outros sistemas do Tribunal, como a Intranet, o SisDoc e o PJe, passem a buscar informações no SIGEP e não mais no SRH.

O próximo passo é dar início aos testes de validação do módulo Folha de Pagamento para que essa funcionalidade possa ser aplicada a partir dos dados lançados no SIGEP.

A partir daí, o trabalho da equipe de implantação do novo sistema envolverá tanto a análise de todo o legado de registros de RH, físico e virtual, para disponibilização das informações, como o suporte aos servidores da Secretaria, na medida em que apenas com a plena utilização do novo sistema será possível avaliar com precisão seu desempenho.

“Acredito que o usuário comum neste momento ainda não vai perceber uma grande diferença, mas nossas rotinas internas mudaram consideravelmente em relação ao tempo para realização das tarefas e maneira de desenvolvê-las. A extração de relatórios automatizados e a integração da informação são exemplos que facilitam o trabalho da unidade”, ressaltou Ana Beatriz.

A previsão é de que outros módulos venham a ser incorporados ao SIGEP. Um deles será o Autoatendimento, em que o usuário terá autonomia para interagir com o sistema e demandar sem a necessidade de instaurar processo.

A equipe que fez a migração para o novo sistema, Fernando Magalhães, da SGPe; Wanderlan Ramos, da STI, e a diretora da SGPe, Ana Beatriz Braga Pereira

Seção de Imprensa-DCSC, com informações da SGPe.

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.