Após mais de dois anos de intenso trabalho, a equipe da Secretaria de Gestão de Pessoas do TRT18 (SGPe), em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (STI), está concluindo o processo de implantação do Sistema Integrado de Gestão de Pessoas (SIGEP). A partir de segunda-feira (23/01), o SRH – sistema até então utilizado pelo TRT18, deixará de ser alimentado.
A medida atende à determinação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que aprovou em 28 de novembro de 2014 o cronograma de implantação do novo sistema em todos os 24 regionais, sendo que o TRT de Goiás está no primeiro grupo de Tribunais a instalar o sistema. A adoção de um sistema único por todo os regionais foi também determinada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que destacou a necessidade de uniformizar as informações relativas a pagamento de pessoal.
A primeira fase de implantação do SIGEP começou com o levantamento do histórico de ocupação de cargos do Tribunal, desde a sua criação. Após, foi feito o levantamento da estrutura do Tribunal desde sua instalação e, ainda, das funções, dentre outras pesquisas necessárias ao lançamento dos atos normativos básicos para o funcionamento do novo sistema.
A implantação ocorreu por módulos, obedecendo a lógica do sistema que trabalha os dados de forma integrada. Para tanto, dois servidores foram destacados para analisar os requisitos do sistema e, a partir disso, fazer a alimentação e migração de dados.
Falando assim parece fácil, mas, para concluir o trabalho, a SGPe teve de rever procedimentos, estabelecer novas rotinas e até alterar a estrutura com a criação de um setor específico para anotação de dados de modo a alinhar o cotidiano com a necessidade do sistema.
“Estamos muito satisfeitos de entregar o sistema no prazo estabelecido pelo CSJT, que determinou que o SIGEP deveria estar em produção em janeiro de 2017. Estamos colocando em produção funcionalidades que nem o TRT de São Paulo, pioneiro, utiliza ainda. Foi uma grande vitória tendo em vista que, além da complexidade do trabalho e da responsabilidade envolvida, tivemos redução do quantitativo de servidores da equipe, que era inicialmente composta por quatro servidores e, no último ano, foi reduzida para dois, sendo um servidor da SGPe e outro da STI”, comentou Ana Beatriz, diretora da SGPe e membro do Comitê Gestor Nacional de Implantação do SIGEP, junto ao CSJT.
Até o dia 23, a STI está trabalhando para que todos os outros sistemas do Tribunal, como a Intranet, o SisDoc e o PJe, passem a buscar informações no SIGEP e não mais no SRH.
O próximo passo é dar início aos testes de validação do módulo Folha de Pagamento para que essa funcionalidade possa ser aplicada a partir dos dados lançados no SIGEP.
A partir daí, o trabalho da equipe de implantação do novo sistema envolverá tanto a análise de todo o legado de registros de RH, físico e virtual, para disponibilização das informações, como o suporte aos servidores da Secretaria, na medida em que apenas com a plena utilização do novo sistema será possível avaliar com precisão seu desempenho.
“Acredito que o usuário comum neste momento ainda não vai perceber uma grande diferença, mas nossas rotinas internas mudaram consideravelmente em relação ao tempo para realização das tarefas e maneira de desenvolvê-las. A extração de relatórios automatizados e a integração da informação são exemplos que facilitam o trabalho da unidade”, ressaltou Ana Beatriz.
A previsão é de que outros módulos venham a ser incorporados ao SIGEP. Um deles será o Autoatendimento, em que o usuário terá autonomia para interagir com o sistema e demandar sem a necessidade de instaurar processo.
Seção de Imprensa-DCSC, com informações da SGPe.
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