Treinamento em PJe-JT para Desembargadores

Facebooktwitteryoutubeinstagram

 

Dr. Amaury Rodrigues Pinto Junior, Desembargador do TRT 24, Multiplicador Nacional do PJe-JT

O Processo Judicial Eletrônico (PJe) é um sistema de informática desenvolvido pelo CNJ em parceria com os tribunais para a automação do Judiciário. Foi lançado oficialmente em 21 de junho de 2011 pelo ministro Cezar Peluso, presidente do CNJ e vem sendo desenvolvido a partir da experiência e com a colaboração de diversos tribunais brasileiros.
O projeto do Processo Judicial Eletrônico na Justiça do Trabalho – PJe/JT é muito mais do que um simples sistema de tramitação eletrônica de processos judiciais.
Para além de tal perspectiva, o uso racional e inteligente da tecnologia em prol de uma Justiça do Trabalho mais célere, acessível, econômica, eficiente e sintonizada com a importante temática da preservação ambiental não é apenas uma possibilidade, mas um dever que se impõe a todos nós” (Disponível na rede mundial de computadores <http://www.csjt.jus.br/apresentacao>, em 31 de agosto de 2012).
O Processo Judicial Eletrônico (PJe) é, portanto, um sistema informatizado desenvolvido com o objetivo prioritário de estabelecer um sistema único de tramitação eletrônica de processos judiciais.
A proposta é que o PJe facilite a interação e o acesso da sociedade ao Judiciário, otimizando os procedimentos e estimulando a economia de insumos, a responsabilidade socioambiental, e possibilitando o melhor aproveitamento do espaço físico, dentre outras vantagens.
Dessa forma, uma nova cultura será experimentada por todos. Novas demandas surgiram, e outras mais ainda virão, especialmente no que diz respeito à capacitação dos novos operadores do sistema, magistrados, servidores e advogados.
O novo sistema não traz em si apenas a necessidade de capacitarmos seus operadores para sua operacionalização, mas, também, a necessidade de promovermos o desenvolvimento de novas competências e atitudes.
Isso porque a utilização do PJe-JT possibilita nova forma de trabalho e de distribuição de atribuições, o que implica mudança de paradigmas anteriormente referenciais nos procedimentos adotados nas Varas do Trabalho, Gabinetes e Turmas.
O planejamento das ações de capacitação para o Pje-JT é parte do “Plano de expansão do Processo Judicial na Justiça do Trabalho”, coordenado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho.
A Escola Judicial vem, promovendo o treinamento de magistrados e servidores para utilização do PJe-JT, conforme o cronograma de implantação da ferramenta, e ontem, 08 de novembro, foi realizada a capacitação para os Desembargadores do TRT 18.
Veio a Goiânia para ministrar o treinamento do Dr. Amaury Rodrigues Pinto Júnior, Desembargador do TRT 24.
O treinamento foi realizado no laboratório de informática, localizado no edifício da T-29, durante todo o dia.
A participação dos desembargadores foi expressiva o que, conforme ressaltou o Dr. Amaury ao encerrar o treinamento, demonstra o comprometimento com o ideal de fazer deste um Tribunal cada vez melhor.

Desembargadora Elza Cândida da Silveira, Diretora da EJ 18, entrega certificado ao Dr. Amaury

 

Dr. Amaury e Desembargadores que participaram do treinamento


Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Escola Judicial e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.