VT de Mineiros é 1º lugar nacional no Igest e alcança todas as metas do CNJ em 2022, aponta correição

Glossário Jurídico
9 pessoas na foto. Em primeiro plano, tres mulheres e dois homens sentados com roupas coloridas. Atrás deles, 4 homens em pé, todos com terno e gravata, de tons escuros.

Desembargador-corregedor com equipe da VT de Mineiros

Na apuração mais recente do Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (Igest), que considerou o período de 1º de abril de 2022 a 31 de março de 2023, a Vara do Trabalho de Mineiros, analisada em nível nacional, apresentou o 1º lugar no desempenho entre as 93 Varas do Trabalho existentes no País com a mesma movimentação processual. Esse foi um dos destaques da correição ordinária concluída em 1º de agosto.

A correição também apontou a superação de todas as metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o período de 1 de agosto de 2022 até 30 de junho de 2023. Nos dados referentes ao ano de 2022, o maior destaque foi em relação à redução da taxa de congestionamento, Meta 5 do CNJ. Nessa meta, a Vara do Trabalho de Mineiros chegou a 312% de alcance e foi parabenizada pelo desembargador-corregedor do TRT da 18ª Região, Eugênio José Cesário Rosa, pelos números atingidos. Ele ressaltou que a unidade ficou abaixo dos limites estabelecidos como cláusula de barreira na taxa de congestionamento líquida da unidade, nas fases de conhecimento e de execução, que é de 40% e 65%, respectivamente.

A Meta 1 também foi destaque na avaliação. Ao relacionar a quantidade de processos julgados versus a quantidade de processos distribuídos, a unidade chegou a 138,9% de atingimento, ao solucionar 821 processos e receber, em contrapartida, 577 demandas judiciais. Quanto à Meta 2, que avalia a resolução de processos mais antigos, o índice foi de 106,4%, e em relação à Meta 3, que aponta o índice de conciliação na unidade, a VT de Mineiros alcançou 124,5%.

Projeção

Os dados extraídos do primeiro semestre de 2023, também apontam o atingimento de todas as metas definidas pelo CNJ para o período. De janeiro a junho, as metas do CNJ estão com os seguintes percentuais de alcance: Meta 1 – 102,9%; Meta 2 – 106,6%; Meta 3 – 163,8% e a Meta 5 – 448%. Essa projeção também foi elogiada pelo desembargador-corregedor durante a correição.

Advogadas e membros do TRT de Goiás em pé, em posição para foto, atrás de uma mesa.

Na audiência pública, o desembargador-corregedor recebeu advogadas que atuam na jurisdição.

Audiência Pública

A visita correicional foi realizada dia 1º de agosto, na qual o desembargador-corregedor, acompanhado do diretor de secretaria da Corregedoria, Fábio Borges Júnior, foi recepcionado pelo juiz titular Elias Soares de Oliveira, e pelo diretor de secretaria da Vara, Samuel Fábio Ferreira Júnior.

A visita foi marcada por audiência pública, na qual estiveram presentes as advogadas Viviane Parralego, Karla Simionato e Emília Costa. Na ocasião, as profissionais ressaltaram a presteza e cordialidade do magistrado e elogiaram o atendimento dos servidores da Vara.

Confira aqui a ata da correição de Mineiros na íntegra.

JA/WF/CG
Comunicação Social – TRT/18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Correição/Corregedoria, Notícias, TRT18 e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.