Última edição do TRT para Todos reúne servidores e magistrados de 7 varas do interior

Glossário Jurídico

A aproximação entre servidores e magistrados e a administração foi um dos pontos mais ressaltados pelos participantes da 5ª edição do projeto TRT para Todos, a última de 2019, realizada no Hotel Vila Velluti, perto de Brasília, nos dias 5 e 6 de dezembro. Foram dois dias de intensos debates e troca de experiências e integração, como ressaltado pelo desembargador Paulo Pimenta. “Resgatar e fortalecer a sensação de pertencimento de cada um de nós para com o nosso tribunal, sentimento esse imprescindível para que juntos possamos enfrentar o atual contexto de dificuldades para a administração em geral e em particular para a Justiça do Trabalho”, disse o presidente.

O encontro, que propicia um ambiente mais descontraído, incentiva os participantes a apresentarem sugestões e críticas e compartilharem suas boas práticas. Ao final, todos são convidados a um bate-papo com o presidente e diretores. Entre as questões levantadas estavam o orçamento de 2020 e impactos nos benefícios hoje recebidos, o projeto que sugere a unificação de secretarias de varas e as ameças de extinção da Justiça do Trabalho.

Para o servidor Leonardo Craveiro, diretor de Secretaria da Vara do Trabalho de Luziânia, o encontro é uma oportunidade muito preciosa de convivência e de estreitar laços. “Aprecio muito essa iniciativa da administração, esse zelo com o bem-estar do servidor, fundamental para o fortalecimento da instituição”, disse.

Laís Elaine Alves se deslocou de Maceió para participar do evento. Ela está lotada na 3ª Vara do Trabalho de Aparecida e disse que o que mais chamou a atenção dela foi a simplicidade do presidente Paulo Pimenta. “É gente como a gente, uma pessoa simples, apesar do cargo que exerce”, destacou. Laís afirmou, ainda, que o evento é muito significativo e faz diferença na vida do servidor. “Quer queiramos ou não existe um certo isolamento de quem trabalha no interior e em teletrabalho e realmente é um evento que deveria se perpetuar porque gera frutos”, concluiu.


A juíza Carolina Nunes, auxiliar na Vara do Trabalho de Valparaíso, e que está desde 2013 no TRT-18, destacou a possibilidade de integração, conhecer pessoas e trocar experiências tanto profissionais quanto pessoais. “Acredito que a importância desse evento é o fortalecimento desse sentimento de pertencimento que permite a aproximação entre servidores e magistrados do interior”, assinalou.

 


Morgana Arraes, lotada na VT de Luziânia, também é entusiasta da iniciativa. Pela segunda vez participa do evento e deixou em Recife os filhos Rafael, de 9 anos, e Marcelo, de 4, para participar desta edição. Ela comenta que a carga de trabalho é grande, pois faz despachos e minutas de sentenças de processos na fase de execução. “Então, nada melhor do que essa oportunidade para integrar e conversar com os colegas e conhecer as boas práticas de outras unidades”, salienta.


O juiz Whatmann Iglesias, titular da VT de Posse, acredita que o encontro traz muita informação e orientações práticas para juízes e servidores. “Só vejo aspectos positivos e louváveis e é um momento para discutirmos aspectos técnicos e pessoais, partilharmos a visão da administração e de juízes e servidores”, ressaltou. O magistrado sugeriu, durante o evento, que a administração propiciasse aos juízes e servidores ferramentas com as quais pudessem otimizar o seu trabalho por meio do uso de inteligência artificial. Ainda sugeriu a documentação de audiências por sistema audiovisual com a conversão simultânea em texto, o que reduziria, segundo ele, em um terço o tempo de realização de audiências. “Trabalhamos com modelos antigos e podemos modernizar o dia a dia com a ajuda da tecnologia”, observou.

Relton Santos e Kellen Tanaka


Se houvesse um concurso de mister simpatia, com certeza o eleito seria o oficial de Justiça Relton Santos, de Formosa. Ele aproveitou o encontro para confraternizar com colegas e falar de sua experiência numa região cujos desafios são muitos, a começar pela grande extensão territorial da jurisdição e o contexto geográfico com estradas de chão e locais de difícil acesso. Ele conta que já atolou em poeira e que uma vez teve que atravessar para Minas Gerais para chegar ao destino por conta das chuvas e estradas intransitáveis. “Considero um privilégio poder contar com essa sensibilidade da alta administração de colocar o capital humano como prioridade da gestão”, afirmou ao falar de sua segunda participação no projeto.


A colega de Vara e de profissão Kellen Tanaka Lemos também compartilha as dificuldades do dia a dia do oficial de justiça. “É desafiador e a sensação é de empoderamento quando as pessoas nos veem enfrentando tantos riscos e ficam admiradas”, reconhece. Ela se diz “deslumbrada” com a oportunidade de aprendizado e integração.


Veja os palestrantes da 5ª Edição do TRT Para Todos:

Paulo Pimenta, presidente – falou sobre o cumprimento das Metas em 2019 e perspectivas para 2020. Salientou a importância da utilização dos sistemas disponíveis para melhorar a Meta 5 (impulsionar processos à execução) e solicitou atenção aos lançamentos e aos movimentos que são feitos no processo. Por fim, elogiou a redução do tempo médio dos processos no primeiro grau em 2019, que está em 141.4 dias, e parabenizou cada um pelo empenho e dedicação o ano todo, o que resultou na conquista do Selo Qualidade CNJ na categoria ouro.


Cleber Pires, secretário-geral Judicial – falou sobre procedimentos nas unidades judiciárias e, especificamente, sobre o uso da Wiki VT, uma ferramenta de apoio para as Varas. Ela funciona como um checklist eletrônico, em forma de fluxograma, e facilita o trabalho dos servidores de Varas porque dá orientações sobre os passos e procedimentos a serem adotados na tramitação processual.


Murilo de Barros e IL José, da STI – falaram sobre ferramentas de TI disponíveis, sobre a Xwiki, que é a base de guias e manuais de informática, sobre a aba de Tecnologia na intranet e recursos disponibilizados, sobre as utilidades do sistema Voip, recuperação de arquivos, otimizador PDF, e o Gabinete Virtual.


Robnaldo Alves, secretário-geral de Governança e Estratégia – falou sobre governança pública, que são os recursos gerenciais de uma organização e compreende essencialmente os mecanismos de liderança, estratégia e accountability (diz respeito à transparência, prestação de contas, responsabilidade e sustentabilidade) com vistas a monitorar a atuação da gestão para a condução de políticas públicas e prestação de serviços de interesse da sociedade.


Marina Cançado, psicóloga – abordou os principais resultados da última pequisa de clima organizacional e qualidade de vida e propôs exercício de meditação.


Júlio da Silva, da Polícia Civil – falou sobre atendimento público de excelência e da importância de sermos pró-ativos.


Mateus Vargas e Ricardo Moura, da SGPE – falaram sobre o modelo de governança em gestão de pessoas, sobre o Projeto Colabora, definição de ocupações críticas, gestão por competências, banco de talentos e avaliação de desempenho.


Leandro Assunção, da – falou sobre a Asjustego e o projeto TRT Voluntário.


Diogo Aguiar e Fabíola Villela, da Coordenadoria de Comunicação Social – falaram sobre as ferramentas de comunicação como o pacote G Suite, intranet, Bom dia TRT, compartilhamento de documentos, redes sociais, Rádio Web, programa Hora Extra.


Anderson Macedo, do Núcleo de Gestão da Informação e Conhecimento – falou sobre a biblioteca digital e gerenciamento de precedentes.


Augusto Claudino Dias, da Gerência de Precedentes e Jurisprudência – falou sobre o tratamento dispensado aos valores remanescentes de depósitos judiciais de processos arquivados definitivamente.

 

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em TRT18. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.