TRT18 promove conscientização sobre segurança no trabalho durante o Abril Verde

Glossário Jurídico

O Tribunal Regional do Trabalho da 18a Região adere mais uma vez à campanha Abril Verde – Pela Saúde e Segurança do Trabalhador. A abertura será no dia 3 de abril, às 10 horas, no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc), no 2º andar do Fórum Trabalhista de Goiânia. O evento faz parte das atividades promovidas pelo Programa Trabalho Seguro do Tribunal. “Nosso objetivo é conscientizar e incentivar medidas que promovam a redução do número de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais”, explica o desembargador Welington Peixoto, Coordenador Regional do Programa.

A campanha consiste em iluminar o prédio do Fórum Trabalhista de Goiânia na cor verde durante todo o mês de abril, além de sensibilizar o público por meio de palestras e distribuição de cartilhas relacionadas ao tema, bem como divulgação de mensagens nas plataformas digitais do TRT. Na abertura, serão oferecidos ainda os serviços de aferição de pressão arterial e medição de glicemia.

Ao longo de 2019, estão agendadas outras ações promovidas pelo Programa Trabalho Seguro, com o objetivo de promover a saúde e evitar acidentes que causem a morte do trabalhador ou o incapacitem para suas atividades laborais. São exemplos dessas atividades os eventos “Café Seguro”, que terá quatro edições este ano, e o Seminário sobre Trabalho Seguro, que chega à 6ª edição em 2019.

Números

Segundo a Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda/Economia, o Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho em 2017 registrou 549.405 acidentes de trabalho em todo o Brasil. Comparado a 2016, houve uma queda de 6,19%, já que naquele ano foram registrados 585.626 acidentes. O documento traz também a informação do número de fatalidades. Em 2016 foram registrados 2.288 acidentes fatais, enquanto em 2017 foram 2.096 mortes, indicando uma diminuição equivalente a 8,4%.

Só no estado de Goiás, de acordo com o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, foram contabilizados mais de R$ 300 milhões em despesas previdenciárias e uma perda de aproximadamente 7,4 milhões de dias de trabalho entre 2012 e 2017. Ainda neste período, foram registrados 625 acidentes fatais de trabalho em Goiás, sendo 117 só na capital.

Com base em estudos feitos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil encontra-se em 4º lugar no ranking mundial de acidentes fatais no ambiente de trabalho. Perde apenas para China, Estados Unidos e Rússia. Essa posição no ranking evidencia a necessidade de realização de campanhas de conscientização sobre a prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais.

O Abril Verde

O movimento Abril Verde foi criado como forma de conscientizar e orientar a população sobre a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, dispostos no art. 19 da Lei no 8.213/91. A cor verde simboliza a segurança e o mês de abril foi escolhido em razão de duas datas importantes: Dia Mundial da Saúde (7/4) e Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho (28/4).

Joyce Farias / Estagiária da CCS

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.