TRT para Todos: dia intenso e muito diálogo com a administração

Facebooktwitteryoutubeinstagram

 

Desembargador e vice-presidente do TRT18 Daniel Viana Júnior

O desembargador Daniel Viana Júnior, vice-presidente do TRT18, abriu a 1ª edição da segunda temporada do TRT para Todos recepcionando todos os servidores em nome do presidente do tribunal, desembargador Paulo Pimenta, que estava no Fórum Trabalhista participando de outro evento. “Essa edição realiza-se em um momento em que temos a necessidade de encontrar, com urgência, soluções para os problemas decorrentes do atual contexto de contingenciamento orçamentário”, afirmou o vice-presidente, ressaltando que o TRT-Goiás segue investindo em soluções de TI e na oportunidade de teletrabalho, que tem sido uma forma eficiente de equacionar as necessidades pessoais e profissionais de servidores e as necessidades do próprio tribunal.

Em seguida, o consultor de investimentos do Bradesco Willy Henrique Cavalcante apresentou um panorama de educação financeira para os servidores do tribunal, com dicas para a construção de uma vida com segurança financeira.

Governança

Robnaldo Santos, diretor da Secretaria-Geral de Governança e Estratégia (SGGOV)

O diretor da Secretaria-Geral de Governança e Estratégia (SGGOV), Robnaldo Santos, falou aos colegas servidores sobre a importância da governança e a estratégia no setor público. Ele explicou que a governança compreende um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e accountability, este último um termo em inglês que resume as ideias de responsabilidade do agente público, prestação de contas e transparência. Esses mecanismos, segundo ele, são postos em prática com o objetivo de avaliar, direcionar e monitorar a gestão para a condução de políticas públicas e prestação de serviços de interesse da sociedade.

Robnaldo comentou sobre a evolução dos sistemas de governança no serviço público, com a edição da Decreto 9.203/2017, que dispôs sobre política de governança da administração pública federal, e da Lei 13.726/2018, que instituiu o Selo de Desburocratização e Simplificação. No âmbito do TRT18, ele lembrou da implantação do Modelo de Governança Corporativa de TI ainda em 2015 e as várias fases de planejamento estratégico até chegar à instituição de um Sistema de Governança Institucional no tribunal no final do ano passado, um grande passo rumo à convergência com o cenário atual da administração pública federal. O gestor também destacou a importância chave da liderança para se estabelecer uma boa governança, ilustrando a apresentação com um vídeo e uma história comparativa de dois líderes da atualidade.

Em seguida, o servidor Leandro Cândido Oliveira, diretor da Coordenadoria de Infraestrutura de TI, apresentou a Central Unificada de Segurança, um projeto já iniciado com a implantação da biometria para magistrados e servidores, mas que também prevê uma série de outras medidas, como o reconhecimento facial, para garantir a segurança de todos os usuários do TRT18.

Conexão com o usuário

Professora Cássia Foppa

Se queremos atender com excelência, precisamos estar disponíveis para isso, nos tornar parecidos com o outro, criar um caminho de proximidade que gere uma atmosfera de acolhimento, sentir o que o outro está sentindo, ser empático. Essa foi a reflexão trazida pela professora Cássia Foppa, que pontuou sua apresentação com exemplos de pessoas que não entregam só operação, mas a alma. “Precisamos repensar a questão de entender o outro. Como conseguimos fazer essa conexão com o usuário”, ressaltou.

Para Cássia Foppa, é preciso exercitar a escuta ativa, ou seja, ouvir sem antecipar a resposta, ouvir para compreender e não para responder, prestar atenção na linguagem não verbal, parafrasear o que o outro está dizendo, enfim, não terceirizar a solução do problema. “A culpa pode não ser minha, mas o problema é meu”, sintetiza.

Asjustego e palavra do Presidente

Ainda durante a manhã do encontro, Joelson Lisbôa, presidente da Asjustego, falou sobre a história da entidade e os benefícios atuais e que pretende construir uma nova Associação. “Eu quero que a Asjustego seja resgatada por vocês, nessa missão de levar qualidade de vida ao trabalho”, pontuou.

Quase no final da apresentação de Joelson Lisbôa, o público foi surpreendido com a chegada do ministro do TST Breno Medeiros, que estava em Goiânia e compareceu ao auditório a convite do desembargador Paulo Pimenta. Breno lembrou que o projeto nasceu na gestão dele enquanto presidente do TRT18 com o objetivo de integrar magistrados e servidores. “As pessoas têm que se conhecer, saber quem é quem, quem faz o que, o que a administração faz para os servidores e onde eles se inserem dentro dessa estrutura (que é o tribunal). E quanto mais você conhece aquele que trabalha ao seu lado, mais fácil fica o seu trabalho”, ressaltou.

Breno Medeiros destacou a importância da área administrativa, afirmando que o Tribunal só funciona por causa dela. “É ela que vai fazer o pagamento, deixar os computadores funcionando adequadamente para que se possa exercer a atividade-fim”, complementou. O ministro afirmou ainda que a área administrativa também é, junto com a área-fim, responsável pela imagem de excelência e de exemplo que o TRT18 tem perante os outros tribunais e o TST.

Presidente do TRT18, desembargador Paulo Pimenta

Em sua fala, o presidente do TRT18, desembargador Paulo Pimenta, explicou que decidiu iniciar essa nova temporada do TRT para Todos pela área administrativa por ela não ter sido contemplada na temporada anterior e, assim como o ministro Breno, reforçou a importância dessa área. “Vocês desempenham um papel tão importante para que o Tribunal tenha a sustentação necessária para cumprir sua missão institucional. Vocês são verdadeiramente os responsáveis pela continuidade administrativa qualificada que o TRT de Goiás consegue ostentar gestão após gestão”, frisou.

Diante do público presente, Paulo Pimenta afirmou querer resgatar a intenção de visitar todas as unidades administrativas para estreitar o contato com gestores e servidores e fazer um balanço da gestão, que já está no quarto mês. Esse plano de fazer tais visitas, explicou o presidente, foi idealizado antes de ele assumir a Presidência e às vezes deixa de ser seguido sistematicamente por conta do tempo, que têm de ser dividido com outras atribuições e compromissos, como os do Colégio de Presidentes e Corregedores dos TRTs (Coleprecor), do qual Paulo Pimenta é secretário-geral.

O desembargador-presidente agradeceu a todos os que trabalharam na organização do evento, destacou a importante parceria com o Bradesco, patrocinador do encontro, e mencionou uma das finalidades do TRT para Todos, que é “resgatar e fortalecer a sensação de pertencimento de cada um de nós para com o Tribunal”. Segundo Paulo Pimenta, esse sentimento é imprescindível para que, juntos, possamos enfrentar o atual contexto de dificuldades vivido pela Administração Pública e pela Justiça do Trabalho. “A nossa valorização, o reconhecimento do nosso trabalho passa pela excelência do serviço que prestamos”, enfatizou.

Programação da tarde

Logo após o almoço, a programação foi retomada com palestra de IL José, diretor de Atendimento e Relacionamento de TIC da STI. Ele deu várias dicas sobre aplicativos do Google Suite e o sistema de telefonia Voip, além de destacar a disponibilização na STI Store do programa Otimizador de PDF, criado pelo TRT14.

Em seguida, o secretário-executivo e a chefe do Núcleo de Formação e Desenvolvimento da Escola Judicial, respectivamente, Gil César de Paula e Keyla Fonseca, falaram sobre o adicional de qualificação e os recursos disponíveis na aba Capacitação da intranet, onde estão concentrados os serviços oferecidos pela Escola.

O servidor Diogo Felipe de Aguiar, da Coordenadoria de Comunicação Social, fez uma apresentação em seguida abordando as ferramentas de comunicação utilizadas pelo tribunal, incluindo as existentes no G Suite. Também falou sobre a ferramenta Bom Dia TRT, a intranet e a lista telefônica.

Qualidade de vida

Após um coffe break, a psicóloga e chefe da Gerência de Saúde do TRT18, Gabriela Castro, retomou a programação com uma palestra sobre clima organizacional e qualidade de vida. Ela analisou os pontos mais desfavoráveis e os mais favoráveis apontados na última pesquisa de clima realizada pelo Tribunal no ano passado.

Gabriela Castro, chefe da Gerência de Saúde do TRT18

Entre as principais desfavorabilidades está o alto índice de respostas para as afirmações “sinto-me esgotado no final da minha jornada de trabalho” e “sinto dores no final da minha jornada”. Gabriela reforçou a necessidade de os servidores se engajarem nas ações oferecidas pela Gerência de Saúde, como a ginástica laboral, a olimpíada da ergonomia e os grupos de manejo de estresse, para que esses sintomas sejam minimizados e se obtenha um resultado mais favorável na próxima pesquisa. Entre as favorabilidades mencionadas estão “condições de trabalho adequadas”, “é comum a conclusão das tarefas iniciadas” (com 95% de concordância), “gosto da unidade na qual atuo” (93%) e “gosto da organização em que trabalho” (89%). “Isso é muito importante para o senso de pertencimento”, avaliou Gabriela sobre esse último fator.

Por fim, Gabriela também alertou os gestores para o papel importante que eles têm sobre a saúde dos trabalhadores. Ela explicou que uma chefia tem o poder de dar sentido ao trabalho do subordinado e também de esvaziar esse sentido ao não reconhecer o trabalho de um servidor da equipe. “Se o nosso trabalho está vazio de sentido, a gente adoece. O reconhecimento pelas chefias e pelos nossos pares é o que dá sentido ao nosso trabalho”, completou.

Bate-papo

Alta administração

Um dos momentos mais importantes do evento foi o bate-papo com a alta administração. Os desembargadores Paulo Pimenta e Daniel Viana e vários diretores responderam a perguntas feitas pelos servidores durante a conversa e aquelas que foram escritas em papéis e depositados numa urna. Os questionamentos variaram sobre conjuntura política e econômica a afetar a Justiça do Trabalho, andamento e prazos da obra do Complexo Trabalhista, contingenciamento financeiro a partir de 2020, provimento de cargos na 18ª Região, entre outros assuntos.

Na ocasião, o desembargador Paulo Pimenta anunciou em primeira mão que até o final de julho o TRT vai liberar 350 vagas de garagem rotativas no Complexo Trabalhista. A medida, segundo o presidente, atende uma reivindicação dos servidores diante da dificuldade de encontrar vagas nas proximidades do Tribunal.

Setor de Imprensa

 

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.