“Fizemos do limão uma excelente limonada suíça”, diz presidente do TRT ao inaugurar reconstrução do prédio da VT de Formosa

Facebooktwitteryoutubeinstagram

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, desembargador Paulo Pimenta, usou a velha expressão popular “se a vida te der um limão, faça uma limonada” para resumir as dificuldades enfrentadas para reconstruir o prédio que abriga a Vara do Trabalho de Formosa. A cerimônia de inauguração aconteceu na tarde desta quinta-feira, 23/1, e contou com a presença de ex-juízes que atuaram na unidade, servidores e comunidade local, além de representantes da OAB, MPT, do município de Formosa e de outras instituições.

A reforma do prédio durou apenas seis meses, mas envolveu a demolição de várias dependências do antigo prédio para a reconstrução de uma obra mais moderna e confortável, com sala de espera e garagem mais amplas, a construção de uma sala para conciliação, além do atendimento dos requisitos de acessibilidade a pessoas com deficiência. O custo total foi de R$ 827 mil, verba oriunda do programa de modernização das Varas da Justiça do Trabalho, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Na ocasião também foi inaugurada a galeria de fotos dos juízes que já atuaram na unidade e foi feita uma homenagem especial à juíza aposentada Ruth Souza de Oliveira, que comandou a unidade entre os anos de 1994 e 2014. Paulo Pimenta lembrou que foi o primeiro juiz a atuar na unidade, antes da juíza Ruth, bem no início de sua carreira na magistratura, entre os anos de 1993 e 1994. “Quando eu vim só tinha um ano de magistratura. Foi um período muito enriquecedor, no qual eu fiz inúmeras amizades aqui em Formosa”, afirmou o presidente ao mencionar a servidora Neuza Maria, que até hoje trabalha na VT de Formosa, e os advogados Carlos e José Hamilton, que atuam no município desde aquela época e também prestigiaram o evento.

Reforma
Paulo Pimenta contou que em 2017, quando ocupava o cargo de corregedor e vice-presidente, havia prometido construir a nova sede da VT de Formosa durante sua gestão como presidente. Em 2018 o projeto já estava pronto para ser incluído no orçamento de 2019. Entretanto, segundo ele, foi surpreendido pelos cortes orçamentários e, em vez de construir um prédio novo em outro terreno, tiveram que reformar o prédio antigo. “Resolvemos então fazer uma limonada desse limão, que foi uma grande frustração, e estamos hoje inaugurando uma excelente limonada suíça”, destacou.

Para o presidente, a solução para a insuficiência de verbas se revelou melhor que a proposta inicial. “Não foi uma reforma, foi uma reconstrução, aproveitamos muito pouco do que foi a sede anterior”, disse ressaltando que as instalações da VT de Formosa eram, sem dúvida, as mais precárias da Justiça do Trabalho no Estado de Goiás. Ele contou que havia uma série de problemas estruturais no antigo prédio, uma sala de espera muito pequena e desconfortável, apenas uma vaga de estacionamento e instalações antigas. “Nós fizemos um projeto arrojado e econômico e conseguimos transformar aquela casa nessas instalações hoje que não são luxuosas mas extremamente funcionais, práticas e confortáveis”, resumiu.

Parceria com a OAB
Paulo Pimenta fez também um agradecimento público à subseção da OAB de Formosa, na pessoa do seu presidente advogado Marco Aurélio, por haver cedido espaço na sua sede para abrigar temporariamente o juiz e os servidores da VT de Formosa durante os seis meses que durou a reforma. “O TRT nos seus 30 anos de existência tem um histórico de excelente relação com a OAB. Sou testemunha disso durante o período em que fui corregedor e Formosa não é exceção”, disse.

O presidente da Seccional da OAB, Marco Aurélio, agradeceu ao presidente pelo empenho em disponibilizar melhores instalações na VT de Formosa e uma excelente sala de apoio ao advogado. Ele destacou que “são poucos tribunais que dão valor a advocacia” desta forma. O advogado comentou que nesses meses em que cederam as instalações da OAB para o TRT tiveram uma convivência sadia e muito proveitosa para estreitar os laços entre a advocacia e o Poder Judiciário. “Fica a OAB aqui de Formosa sempre à disposição da Justiça do Trabalho. Estaremos sempre juntos”, concluiu.

O juiz titular da VT de Formosa, Fabiano Coelho, não compareceu à reinauguração do prédio por estar de licença médica, mas enviou uma mensagem aos presentes. No mensagem ele menciona as dificuldades orçamentárias para a reforma do prédio e destaca que ainda assim a administração do TRT conseguiu entregar uma melhor acomodação para o atendimento dos jurisdicionados. “Em nome dos trabalhadores lotados na VT de Formosa quero expressar a sincera gratidão ao nosso presidente Paulo Pimenta, ao corregedor vice-presidente Daniel Viana e ao diretor-geral Ricardo Lucena que sonharam e empreenderam esforços para a obra aqui entregue.

A Vara do Trabalho de Formosa recebeu em fevereiro do ano passado o Selo de Metas do CNJ 2018 na categoria diamante, a maior categoria da premiação, por ter cumprido todas as 7 metas nacionais naquele ano. Na correição realizada no ano passado, a unidade se destacou pelo curto prazo médio para sentenciar, sendo de 5 dias para os processos sob o rito sumaríssimo e 10 dias para os processos sob o rito ordinário; e também se destacou no curto tempo médio de duração dos processos, de 57 dias para o rito sumaríssimo e 122 dias para o rito ordinário.

VT de Formosa
A Vara do Trabalho de Formosa é uma das mais antigas do estado de Goiás. Ela foi instalada em 18/12/1992, durante a gestão do desembargador Luiz Francisco Guedes de Amorim. A unidade judiciária atende aos municípios de Água Fria de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, Cabeceiras, Flores de Goiás, Formosa, Planaltina, São João d´Aliança e Vila Boa. De acordo com informações do sistema eGestão, a Vara recebeu 1.001 processos no ano passado e solucionou 1.035 no mesmo período.

Lídia Neves/Setor de Imprensa

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.