Desembargador Paulo Pimenta toma posse como presidente do Coleprecor

Facebooktwitteryoutubeinstagram

O Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) empossou os novos dirigentes de 2020 nesta quinta-feira (21/11) no auditório dos ministros do Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília. O presidente do TRT de Goiás, desembargador Paulo Pimenta, foi empossado como presidente da entidade e o corregedor do TRT da Paraíba, desembargador Leonardo José Trajano, como vice-presidente do Colégio. Já a desembargadora Gisela Rodrigues, presidente do TRT de Campinas, exercerá a função de secretária-geral.

O desembargador Paulo Pimenta, que atua há 28 anos na Justiça do Trabalho, agradeceu a confiança nele depositada pelos seus pares e destacou os excelentes números alcançados pelo Judiciário trabalhista, conforme dados do último relatório Justiça em Números. Ele apresentou dados que demonstram que a Justiça do Trabalho é o ramo do Poder Judiciário que tem o menor tempo de duração do processo, o melhor índice de conciliação e a melhor taxa de informatização dos processos (97,7%). “A Justiça do Trabalho segue cumprindo sua missão constitucional de pacificar as relações entre o capital e as diversas formas de trabalho, sempre antenada às profundas e rápidas transformações próprias de nossa era”, comentou o desembargador.

Diálogo com a sociedade

Pimenta também enfatizou a importância do diálogo com a sociedade em meio a propostas de enfraquecimento ou extinção da Justiça do Trabalho. Segundo ele, essas propostas ocorrem desde 1954, conforme relatos encontrados na obra do professor Cesarino Júnior, da Universidade de São Paulo. Para o desembargador, nesse diálogo os representantes da Justiça do Trabalho devem levar ao conhecimento da sociedade os ganhos sociais e econômicos resultantes da atuação deste ramo do Judiciário, desconstruindo inverdades e mitos que atribuem à Justiça do Trabalho a responsabilidade pelos revezes na economia.

Com relação às expectativas para 2020, o desembargador Paulo Pimenta afirmou que “o grande desafio do Coleprecor para 2020 é a superação das dificuldades orçamentárias da Justiça do Trabalho mediante a otimização desses recursos e catalisação e propagação das boas práticas dos Tribunais”. Pimenta reforçou também a necessidade de uma interlocução institucional mais forte com a sociedade, o Parlamento e as entidades sindicais para buscar o fortalecimento da Justiça do Trabalho.

Estiveram presentes à posse dos novos dirigentes do Coleprecor o Conselheiro do CNJ, Luciano Frota, representando a entidade, o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), Rafael Lara Martins, o conselheiro seccional, Luciano Cardoso, representando o presidente da OAB-GO, Lucio Flávio de Paiva, ministros da Corte Superior trabalhista, desembargadores, magistrados do 1º grau e servidores do judiciário trabalhista.

Agatra entrega homenagem ao presidente do TRT

Já na manhã desta sexta-feira (22/11), a diretoria da Associação Goiana dos Advogados Trabalhistas (Agatra) fez uma visita de cortesia ao presidente do Tribunal, desembargador Paulo Pimenta, e entregou uma placa de congratulação pela sua posse no cargo de presidente do Coleprecor. “Não temos dúvida de que, com a sua experiência e reconhecidas qualidades morais e intelectuais, desempenhará com segura eficiência um mandato firme e bem orientado”, dizia a placa que também ressaltava a conquista alcançada com “serenidade, dedicação e valor”.

Paulo Pimenta agradeceu a homenagem e disse que a recebe com muita gratidão à Agatra pelo reconhecimento e carinho. “Isso mostra o bom relacionamento institucional que o Tribunal sempre manteve com a advocacia e de uma maneira muito específica com a Agatra, que é uma associação que sempre prestou relevantes serviços a seus associados, resultando em benefícios aos seus jurisdicionados, que é um objetivo comum do Tribunal”, afirmou.

Setor de Imprensa, com informações do portal do Coleprecor

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Escola Judicial, Notícias, TRT18. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.