Conscientização e incentivo a práticas mais saudáveis marcam a 10ª edição da Corrida 10 Milhas TRT Goiás

Glossário Jurídico

A conscientização das pessoas e o combate às práticas de assédio moral e sexual são ações que devem ser promovidas no âmbito de todas as instituições, públicas e privadas. Afinal de contas, disso depende a manutenção de ambientes de trabalho cada vez mais saudáveis. Como forma de defender esta causa, a 10ª edição da Corrida de Rua do TRT de Goiás foi realizada em Goiânia, na manhã deste domingo, 24/11, com o slogan “Justiça do Trabalho – Assédio, Não!”.

A Corrida dá início às comemorações da semana de aniversário da Justiça do Trabalho goiana e é um dia em que o TRT-18 abre as portas para a sociedade, recebendo um volume expressivo de pessoas que participam tradicionalmente do evento. Ao final das provas, os(as) atletas são recebidos(as) nas instalações do Tribunal, em um momento de integração com a comunidade.

Desembargador-presidente, Paulo Pimenta

Após dar a largada ao evento, o presidente do TRT-18, desembargador Paulo Pimenta, falou sobre a escolha do tema deste ano. “Estamos vivendo o início de uma campanha muito forte no âmbito da Justiça do Trabalho de combate ao assédio moral, inclusive interno. O assédio moral não só nas relações trabalhistas na iniciativa privada, mas também no serviço público e, de uma maneira muito específica, no âmbito da Justiça do Trabalho”, destacou.

Para o desembargador, a Corrida vem lembrar a importância de termos um ambiente saudável de trabalho e de combatermos todo o tipo de assédio, pressão e discriminação. “É uma lembrança da importância de que todos nós temos que lutar contra os fatores estressantes que podem levar ao comprometimento da saúde mental do trabalhador”, concluiu.

César Silvany, diretor regional do Bradesco

César Silvany, diretor regional do Bradesco, patrocinador do evento, ressaltou que o banco sempre incentivou o esporte e o lazer que auxiliam na saúde mental e física. “Então, tem tudo a ver com o Bradesco, e nada como incentivar um evento como este. É um prazer estar nessa parceria com o TRT ao longo desses 10 anos”, salientou.

Experiências e registros

Aberto a servidores(as), magistrados(as), terceirizados(as) e estagiários(as) do TRT-18, assim como ao público em geral, o evento contou de novo com uma participação massiva: mais de 1.500 competidores(as), de todas as faixas de idade, que deixaram registros de mais um ano de sucesso da Corrida.

Elielma Gonzaga

Antes da largada, a protética dentária Elielma Gonzaga falou de sua paixão pela corrida. “Não gosto de perder nenhuma. Tenho 52 anos e não tomo remédio para nada. A corrida é o meu remédio”, salientou a atleta em sua 3ª edição na Corrida 10 Milhas TRT Goiás. Já o arquiteto Thiago Lobo relatou que participa da prova há três anos. Ele integra um grupo fanático por corridas. “É um hobby muito bom, uma atividade física maravilhosa”, afirmou.

Cláudia Santos e Luciano Lima

A Corrida contou, novamente, com muitos casais participando de mãos dadas em todas as categorias. Cláudia Santos, servidora da 8ª Vara do Trabalho de Goiânia, e Luciano Lima, da 1ª VT, correram as 3 Milhas e não deixaram de lembrar, ao final da prova, a importância de o TRT-18 apoiar e incentivar um evento tão especial, ainda mais este ano, com um lema de combate ao assédio: “Devemos, no âmbito do nosso Tribunal, abordar e debater o tema do assédio, é uma causa que deve ser defendida e propagada”, ressaltou Luciano. Cláudia destacou, também, que a filha do casal, Clara, de 1 ano e 9 meses, em breve participará da Corridinha: “Incentivamos a Clarinha desde cedo, ela já compreende a importância de uma vida saudável e ficou em casa hoje torcendo por nós”.

Juiz Celso Garcia, após completar as 3 Milhas

O juiz titular da 10ª Vara do Trabalho de Goiânia, Celso Garcia, foi um dos magistrados que participaram na categoria 3 Milhas. Para ele, é essencial prestigiar o evento, primeiro pela causa nobre que ele defende este ano. Além disso, pela necessidade de reavaliar frequentemente seu próprio condicionamento físico: “Procuro sempre me manter em forma, o que, na nossa vida profissional, é muito importante. E a Corrida vem ao encontro dessa vida mais saudável de que precisamos todos”, concluiu. 

Guilherme Luiz dos Santos

Vencedores e vencedoras

Guilherme Luiz dos Santos foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, no percurso de 3 milhas. Há oito anos no atletismo, ele explicou que o segredo para o sucesso é treinar e ter uma alimentação equilibrada. “Além de tudo, correr faz bem para a alma”, observou.

Marivânia Primo

A bicampeã das 3 Milhas, Marivânia Primo, de 34 anos, destacou o nível excelente de organização da Corrida e a adequação dos percursos para cada categoria. Segundo a competidora, que é professora de português e inglês, outro fator crucial foi o lema da prova: “Além de o nível de competição ser sempre muito bom, fiz questão de participar este ano para demonstrar meu apoio 100% à causa do combate ao assédio”, esclareceu.

Regiane de Sousa

Regiane de Sousa, de 32 anos, foi, entre as mulheres, a campeã das 6 Milhas. Ela relatou alguns dos fatores que contribuíram para o sucesso obtido na prova, como a disciplina e a dedicação diária. “Acordo às 3 e meia, todos os dias, deixo tudo preparado em casa e saio para o trabalho, às 6 da manhã. Quando retorno, às 18 horas, mal tenho tempo de dar atenção às crianças porque já sigo para o treino”, destacou. Regiane, que participa pela primeira vez da Corrida TRT, acrescentou que já foi saltadora recordista no passado e que, desde janeiro deste ano, para não perder o pique, escolheu se dedicar à corrida como forma de não cair no sedentarismo.

Mayla Morais

Nas 10 Milhas, quem conquistou o 1º lugar entre as mulheres foi a triatleta Mayla Morais, de 26 anos. Não poderia ser por menos, já que ela treina em média 4 horas por dia. “É uma sensação incrível contemplar as maravilhas de Deus e agradecer o dom da saúde”, ressaltou.

Veja mais tarde o resultado completo no site da Hanker.

Carol Piva e Fabíola Villela 
Setor de Imprensa/TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, TRT18. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.