Comitê Regional do Trabalho Seguro lança campanha Abril Verde de conscientização sobre acidentes de trabalho

Facebooktwitteryoutubeinstagram

O Comitê Regional do Trabalho Seguro fez a abertura oficial da campanha Abril Verde na manhã desta quarta-feira, 11/4, no térreo do Fórum Trabalhista de Goiânia, com distribuição de cartilhas e folderes sobre prevenção de acidentes de trabalho, aferição de pressão arterial e medição de glicemia. A campanha faz parte do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em parceria com instituições públicas e privadas e com a participação de todos os tribunais brasileiros.

Na abertura do evento, o coordenador regional do Programa Trabalho Seguro, desembargador Welington Peixoto, falou da importância de conscientizar e educar os trabalhadores para o uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs), para evitar acidentes, e da necessidade de se propiciar um ambiente de trabalho saudável para evitar o adoecimento do trabalhador. “Evitar acidentes de trabalho requer disciplina dos administradores. A conscientização dos funcionários é a prática mais importante para o uso correto dos EPIs e outros mecanismos de prevenção de acidentes. Um ambiente de trabalho seguro é responsabilidade todos”, declarou.

 

O desembargador Welington Peixoto conclamou a permanente participação de empregados, empregadores, sindicatos, instituições públicas, associações e demais entidades da sociedade civil para tornarem-se parceiros do Programa Trabalho Seguro e unir forças com a Justiça do Trabalho para a preservação da higidez no ambiente laboral. De acordo com a Divisão de Estatística e Pesquisa do TRT 18ª Região, em 2016 foram autuados 2.089 processos referentes a acidentes de trabalho e em 2017 esse número foi 1.896. O desembargador pontuou que, apesar de a quantidade de acidentes de trabalho ter diminuído no ano passado, em relação ao ano anterior, o objetivo é que esse número seja ainda menor.
O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO), Tiago Ranieri, parabenizou o Tribunal pela iniciativa e afirmou que o MPT também vai realizar ações para dar encaminhamentos efetivos no que diz respeito à saúde e segurança dos trabalhadores. Segundo ele, mais de 70% dos inquéritos civis públicos investigam lesões ao trabalhador e dizem respeito ao meio ambiente do trabalho. “É muito grande a quantidade de acidentes que acontecem no estado de Goiás e que reverberam nas denúncias de fato que chegam ao MPT. Sem falar que há um grande aumento de casos com relação à saúde mental mental do trabalhador”, afirmou.

Ao final do evento, o presidente do Tribunal, desembargador Platon Filho, aproveitou a ocasião para medir a glicemia e aferir a pressão arterial

Também participaram do evento o presidente do Tribunal, desembargador Platon Filho, o vice-presidente, desembargador Paulo Pimenta, o presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais de Goiás (Sinapego) Marçal Filho, o chefe da Segurança do TRT, coronel Edsson Ribeiro, além de servidores, advogados, partes e funcionários terceirizados do TRT18. Durante todo o mês de abril o Tribunal vai apresentar iluminação verde no período noturno em alusão à campanha e também estarão disponíveis no balcão de atendimento do Fórum Trabalhista cartilhas e folderes com dicas de prevenção de acidentes.

Lídia Neves/Setor de Imprensa

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.