Terceirizados e adolescentes trabalhadores do TRT18 recebem livros e kits escolares

Glossário Jurídico
img_4682-copy

Terceirizados e adolescentes trabalhadores participaram do evento Educar para Transformar.

Trabalhadores terceirizados das áreas de manutenção, limpeza e segurança e menores aprendizes que atuam no Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (Goiás) foram presenteados na tarde desta segunda-feira (12/12) com kits escolares e livros infantojuvenis durante o evento “Educar para Transformar”, realizado no auditório do Fórum Trabalhista de Goiânia. Os recursos para essa atividade vieram do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

O evento foi organizado pelo Tribunal por meio do “Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem” e do “Programa Trabalho Seguro” do TRT goiano. A atividade especialmente dirigida aos terceirizados e adolescentes trabalhadores teve como objetivo promover e despertar nesse público a importância da educação como instrumento de defesa dos direitos da criança e do adolescente, como também disseminar o conhecimento sobre a necessidade de manter atitudes preventivas para evitar acidentes de trabalho e garantir o bom fluxo das atividades laborais.

img_4658-copy

Desembargador-presidente do TRT18 Aldon Taglialegna

Regido pelo maestro Andreyw Batista, o Coral Labor em Canto abriu a programação. Logo em seguida, o desembargador-presidente do TRT18 Aldon Taglialegna discursou. Ele disse aos terceirizados e adolescentes que eles são uma força de trabalho muito importante. “Em nome deste tribunal, eu reconheço o enorme valor de todos vocês. Agradeço por tudo o que vocês fizeram ao longo deste ano. E este evento é para lembrá-los da importância da leitura e de que o lugar da criança é em atividades lúdicas e nas escolas”, frisou. O presidente também agradeceu à desembargadora Iara Rios e ao juiz Israel Adourian, ambos presentes na solenidade, pelo brilhante trabalho desenvolvido por eles por meio dos Programas de “Combate ao Trabalho Infantil” e “Trabalho Seguro”.

img_4665-copy

Desembargadora Iara Rios

Por sua vez, a desembargadora Iara Rios, agradeceu ao presidente Aldon Taglialegna a confiança depositada nela e em sua equipe para que desenvolvessem, nos últimos dois anos, um trabalho voltado para a divulgação e conscientização da sociedade das questões referentes à proibição do trabalho da criança. Ela agradeceu aos juízes Israel Adourian e Renato Hiendlmayer pela contribuição dada na Comissão Regional de Combate ao Trabalho Infantil, por ela presidida.

Em seguida, a desembargadora falou sobre os males causados pelo trabalho precoce e deu esclarecimentos sobre as hipóteses legais em que se admite o trabalho a partir dos 14 anos. Ela finalizou ressaltando o apoio e o suporte recebidos por parte do Núcleo de Relações Institucionais, da Divisão de Comunicação Social e Cerimonial e do Setor de Responsabilidade Socioambiental do TRT18 na realização dos eventos e atividades ligadas ao combate ao trabalho infantil.

img_4675-copy

Juiz Israel Adourian falou sobre Trabalho Seguro

O juiz Israel Adourian, coordenador regional do Programa Trabalho Seguro, falou ao fim do evento “Educar para Transformar”. Ele chamou a atenção para a importância do uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) por todos os trabalhadores que exercem alguma atividade de risco. Ele ressaltou que o trabalhador deve usar o equipamento fornecido pelo empregador. “A responsabilidade por um acidente passa a ser do empregado quando ele não usa os EPIs disponibilizados pela empresa”, lembrou.

Kits escolares

Os quatrocentos kits escolares entregues aos terceirizados e adolescentes trabalhadores contêm, cada um, dois cadernos, um lápis, uma caneta, uma borracha e um apontador. Para a distribuição, levou-se em conta o fato de o trabalhador ter filhos ou dependentes de zero a 18 anos de idade. Terceirizados que atuam nas Varas do Trabalho do interior de Goiás também foram contemplados.

img_4623-copy

Servidoras Lara Nercessian (à esquerda) e Adnólia Aires (à direita) com os desembargadores Iara Rios e Breno Medeiros durante a entrega dos kits

Os livros infantojuvenis entregues aos terceirizados e adolescentes trabalhadores foram doados por servidores, magistrados e pessoas da comunidade em geral. Os materiais foram arrecadados em campanha realizada pelo TRT18 nos meses de novembro e dezembro. Durante o evento desta segunda-feira, também foram sorteados 35 livros da coleção Clarice Lispector, doados pelo Clube da Leitura da Biblioteca do TRT18. A partir de agora, os terceirizados e adolescente trabalhadores do Tribunal podem associar-se ao clube para usufruir do acervo literário da biblioteca.

Wendel Franco
Seção de Imprensa-DCSC

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.