TRT Goiás implanta rotina de segurança Captcha para acesso a processos

Facebooktwitteryoutubeinstagram

CaptchaO Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região(GO) implantou rotina de segurança com o sistema captcha para proteger os acessos a processos trabalhistas, Jurisprudência e Diário Eletrônico. O procedimento já foi implantado em processos que não tramitam pelo Processo Judicial Eletrônico (PJE), na última sexta-feira (19/9), e nos próximos 15 dias será implantado nos demais sistemas. A medida cumpre determinação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) .

A Resolução 139/2014 do CSJT dá o prazo de 180 dias para que os tribunais trabalhistas adotem medidas para dificultar o acesso automatizado (por robôs de busca) a dados dos reclamantes nos processos dos tribunais. A determinação visa impedir ou dificultar a busca de nome de empregados para elaboração das chamadas “listas sujas”.

O diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações do TRT, Humberto Ayres, informou que a implantação desse procedimento também vai evitar que esses robôs tornem os sistemas lentos. Ele explicou que as dificuldades serão apenas no primeiro acesso do advogado ao sistema, em que será exigido “provar” que não é um robô. “Já a partir do segundo acesso, o sistema automaticamente detecta que o usuário, por exemplo, usou o mouse e teclado, provando que não é robô, e facilita os próximos acessos com a solicitação de inserção apenas de números”, esclareceu.

Sistema Captcha

Captchas são aquelas combinações de números e letras tortas que o usuário precisa digitar para acessar certos conteúdos na internet, usado para identificar se é uma pessoa ou robô que está acessando determinada página.

Lídia Neves
Núcleo de Comunicação Social
Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.