TRT de Goiás registra índice de 98% de disponibilidade de sistemas on-line

Glossário Jurídico

Monitoramento do sistema na STI

Em busca da excelência nos serviços de Tecnologia da Informação, o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (Goiás) comemora o alto índice de 98% de disponibilidade dos principais serviços on-line oferecidos ao público, registrado no mês de setembro. Um dos pilares da Segurança da Informação, a Disponibilidade garante que os sistemas estejam abertos ao usuário no momento em que ele precisa.

Para a medição do índice, foram considerados essenciais ao público os seguintes serviços: Portal, Consultas Processuais, Visualizador de documentos em pdf, e Peticionamento Eletrônico.

De acordo com o Índice de Disponibilidade de Sistemas On-line nº 43 do Conselho Nacional de Justiça(CNJ), a meta proposta aos tribunais brasileiros é de aumentar esse número para 99% até 2014. Também o planejamento estratégico em TI elaborado pelo TRT goiano prevê a mesma meta, porém escalonada em etapas: para 2012, a meta é de 93%, em 2013 de 95% e, finalmente, os 99% em 2014.

Além de alcançar o alto índice de disponibilidade, a Secretaria de Tecnologia da Informação da 18ªRegião Trabalhista tem o desafio maior de manter a excelência. Desde janeiro de 2012, o índice, que é medido mensalmente, vem sendo mantido acima dos 96%. Para isso, foram utilizados recursos de alta disponibilidade e de balanceamento de carga nos serviços oferecidos pela STI. O sistema de consultas processuais, por exemplo, conta com seis servidores dedicados e o de peticionamento eletrônico, quatro.

Um telão foi montado na Coordenadoria de Infraestrutura e Comunicações para monitorar o estado dos mais de 50 servidores de aplicação instalados no Data Center do Tribunal, que cobrem todo o Estado de Goiás. Na linguagem de TI, servidor é o computador que disponibiliza um serviço on-line, por exemplo, o servidor de email ou o de spark. Todas as equipes da STI (suporte, desenvolvimento, infraestrutura, segurança e governança) trabalham de forma a manter o índice de disponibilidade elevado.. A equipe realiza, inclusive, plantões de monitoramento nos finais de semana e feriados.

Lara Barros
Núcleo de Comunicação Social

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.