Plano Estratégico

mapa-petic2016-2020

Mapa Estratégico de TIC 2016-2020  clique para ampliar

A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é parte integrante da estratégia do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região e elemento transformador dos serviços e processos organizacionais, visando à melhoria da prestação jurisdicional.

O Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC) é uma importante ferramenta de gestão utilizada pelo TRT da 18ª Região para alinhar as ações de TIC aos objetivos institucionais do órgão. Seu propósito fundamental é estabelecer os objetivos, indicadores e metas de TIC necessários para suportar o negócio do Tribunal e as necessidades de informação da alta administração. Ademais, norteia a elaboração de projetos e ações de TIC de modo a melhor utilizar seus recursos e gerenciá-los dentro de um ciclo de melhoria contínua.

O objetivo principal das áreas de TIC, durante o quinquênio 2016-2020, é primar pela satisfação de seus usuários, assegurando qualidade dos serviços, sistemas e equipamentos fornecidos, além de fornecer apoio ao cumprimento da Missão e ao alcance da Visão do TRT da 18ª Região.

O alcance desse objetivo sustenta-se em aspectos decisivos de TIC como a elevada maturidade de seus processos internos de Gestão e Governança e a instituição e/ou aprimoramento da Gestão de Riscos, Gestão de Serviços e Gestão Corporativa de Segurança da Informação, todos alinhados aos processos críticos de negócio.

Para que tais processos possam ser executados de modo a permitir a efetiva entrega de valor ao usuário final, é condição indispensável que os recursos de infraestrutura e pessoas, o desenvolvimento de competências técnicas e gerenciais, as estruturas funcionais e o orçamento estejam adequadamente gerenciados a fim de atender às demandas geradas pela estratégia do Tribunal.

Finalmente, sabe-se que toda boa estratégia deve ser devidamente monitorada, revista e reavaliada para que pontos de inconsistência sejam identificados e ações corretivas sejam aplicadas visando ao posicionamento ideal da TIC e da instituição no cenário em que estas atuam.

Subpáginas

Os comentários estão encerrados.