Planejamento foi fundamental para o sucesso da implantação do sistema de telefonia VoIP

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Grasielly Miguel, Diogo Felipe, Leandro Oliveira, Bruno Minari e Aluísio Aires

O TRT18 comemora o sucesso do novo sistema de telefonia – o VoIP (Voice Over Internet Protocol), que foi implantado a partir de fevereiro de 2016 em todas as unidades da capital e do interior. Ele representa hoje o que há de mais avançado em telefonia digital e trará não só incremento na qualidade das ligações telefônicas, mas economia anual projetada de aproximadamente 540 mil reais (ver tabela abaixo).

Tudo isso foi possível em razão do planejamento de mais de três anos, que incluiu o estudo de viabilidade financeira, análise de riscos e retorno do investimento. O projeto envolveu a colaboração e o empenho de várias unidades do Tribunal e tramitou nas últimas três administrações, sem solução de continuidade. Estiveram envolvidas nas etapas percorridas a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (STIC), a Coordenadoria de Manutenção e Projetos (CMProj), a Coordenadoria de Licitação e Contratos, a Coordenadoria de Material e Logística (CML) e a Secretaria de Gestão Estratégica (SGE).

Por cerca de três anos a ideia passou por diversos estágios, tais como: planejamento, licitação, atualização e reconfiguração de rede, rescisão contratual da antiga operadora, contratação e homologação do novo sistema. “O acompanhamento das etapas do projeto pelo Escritório de Projetos/SGE garantiu a continuidade das ações nas gestões seguintes”, destacou Leandro Oliveira.

Os servidores Leandro Oliveira, Bruno Minari e Aluísio Aires, envolvidos diretamente no projeto, ressaltam que houve, no início, uma certa resistência do Tribunal em implantar o sistema em razão do elevado custo inicial para a compra dos equipamentos e o longo prazo para o retorno do investimento (ROI). Foram gastos R$ 1,7 milhão, investimento que será pago em menos de 2 anos de uso da tecnologia. “A preocupação era inclusive com a economia que o VoIP iria gerar no futuro, numa época em que ainda não havia crise”, assinalaram.

Para Leandro Oliveira, hoje Coordenador de Infraestrutura e Comunicações da STIC, a economia gerada pela implantação do VoIP auxiliará consideravelmente na saúde financeira do Tribunal, em face do cenário atual de forte contingenciamento orçamentário. O gasto total do sistema, que atende duas mil pessoas, é de apenas R$ 5 mil mensais, incluindo ligações interurbanas e chamadas para celular, no interior e na capital.

Outro destaque do projeto foi a elaboração do termo de referência que ficou a cargo do servidor Bruno Minari. O detalhamento do produto e as especificações técnicas precisas atraíram as três maiores empresas do mercado (Siemens, Avaya e Cisco), garantindo a qualidade do produto adquirido. Após o registro de preço, vários órgãos públicos se beneficiaram da licitação, entre eles o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério das Cidades, a Conab, o TRT 19 e o TJ-GO.

Uma vantagem adicional da solução adotada é o gerenciamento de todo o sistema de ramais diretamente pela STIC, sem depender da antiga operadora,que apenas fornece a conectividade com o ambiente externo (last mile). Com mais celeridade é possível bloquear ramais, mudá-los de lugar, excluir e criar novos. Um exemplo foi a instalação imediata de ramais para uso dos servidores das salas afetadas pelo incêndio da obra do Complexo Trabalhista, que passaram a trabalhar no 9ª andar do Fórum Trabalhista. Já em relação à segurança das ligações, o sistema permite a rastreabilidade das ligações internas e garante, ao mesmo tempo, o sigilo das conversas, já que todas as ligações são criptografadas.

Tabela –  Comparações das contas de telefonia para os mesmos meses de 2015 e 2016

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Fonte: SGE e STIC

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