Lançados serviço de depósitos judiciais via boleto e duas novas ferramentas para o PJe

Facebooktwitteryoutubeinstagram
IMG_3479 (Copy)

Presidente do TRT, desembargador Aldon Taglialegna, fala sobre as novas ferramentas

O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) fez o lançamento oficial na manhã desta quinta-feira (1º/9) do novo serviço para depósitos judiciais por meio de boleto bancário, com código de barras, a ser pago em qualquer agência bancária, caixas eletrônicos, lotéricas e internet. O novo procedimento é fruto de acordo de cooperação técnica celebrado entre o Tribunal e a Caixa Econômica Federal. Também a partir de agora, com o aperfeiçoamento do Sistema de Guias de Depósitos Judiciais, cada processo protocolado vai gerar uma conta judicial única vinculada. Participaram do evento de lançamento o presidente do TRT, desembargador Aldon Taglialegna, diretores e técnicos das áreas de TI e Judiciária, além de representantes da Caixa Econômica Federal.

Na ocasião, também foram lançadas duas novas ferramentas que vão trazer mais eficácia na utilização do Processo Judicial Eletrônico (PJe), a Juntada Automatizada de Documentos no PJE e a Remessa Programada de Processos ao segundo grau. A juntada de documentos agora poderá ser feita em lote de arquivos no PJe, poupando as secretarias de Varas do Trabalho de juntá-los um a um, rotina que antes tomava tempo dos servidores e diminuía a produtividade.

Já a Remessa Programada vai permitir às secretarias das VTs gravarem no PJe previamente, em qualquer dia da semana, os dados referentes aos recursos a serem enviados ao segundo grau. A remessa acontece de forma programada e automática na sexta-feira de cada semana, sem congestionar o sistema e evitando que os servidores fiquem sobrecarregados no último dia da semana para remeter processos ao 2ºgrau.

IMG_3492 (Copy)O presidente do Tribunal, desembargador Aldon Taglialegna, agradeceu a parceria com a Caixa em mais esse acordo de cooperação técnica, que não vai trazer nenhum custo para o TRT, e ressaltou que essas novas ferramentas vão trazer mais praticidade e economia para o Tribunal. Ele aproveitou a ocasião para comentar outra nova ferramenta lançada esta semana, o Fórum de Conciliação Virtual. “Com essa nova forma conciliação, as partes, por intermédio dos seus advogados poderão fazer acordos pela internet, como se estivessem numa conversa de whatsapp”, comentou o presidente. Ainda no evento, o desembargador citou a crise porque passa a Justiça do Trabalho, com a falta de recursos.

O superintendente executivo de Governo e Judiciário da Caixa Econômica Federal, Wellerson Mello, também agradeceu pela parceria com o Tribunal, e destacou que a Caixa visa tão somente a melhoria da prestação jurisdicional e que esse é só o começo de novos projetos que estão em andamento para trazer melhores condições técnicas aos jurisdicionados. As novidades tecnológicas foram apresentadas pelo diretor da secretaria da 11ª Vara do Trabalho de Goiânia, Cleber Ferreira, que colaborou com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Secretaria-Geral Judiciária no desenvolvimento das ferramentas.

Lídia Neves/Seção de Imprensa-DCSC

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.