Lançadas no TRT18 novas funcionalidades do sistema que interliga o PJE ao MPT Digital

Facebooktwitteryoutubeinstagram

IMG_1042-1024A Coordenação Nacional do Processo Judicial Eletrônico (PJe) fez o lançamento oficial das novas funcionalidades do Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI), ferramenta que interliga o sistema PJe ao MPT Digital. As novas funcionalidades foram apresentadas na manhã desta terça-feira, 10/11, no Gabinete da Presidência do TRT18, e contou com a presença da coordenadora nacional do Sistema PJe-JT, desembargadora Ana Paula Lockmann e da juíza auxiliar da presidência do TST, Gisela Lutz, do presidente do TRT18, desembargador Aldon Taglialegna, além de desembargadores, procuradores e técnicos de informática do TRT, CSJT e MPT-GO.

Novas funcionalidades

Uma das mudanças com as novas funcionalidades é que o procurador do Trabalho, que IMG_1046-1024antes tinha que entrar no PJe para verificar se havia avisos para ele, em seguida abrir o documento para então começar a contar o prazo processual, agora vai receber esse aviso diretamente no sistema MPT Digital no mesmo dia em que o juiz do trabalho enviar a notificação via sistema PJe.

O gestor do MNI da 18ª Região, Fabiano Oliveira, explicou que as duas novas funcionalidades são a consulta de avisos pendentes e a consulta de inteiro teor dos documentos. “Com essas duas funcionalidades agora vamos ter toda a comunicação de expedientes entre o PJe e o MPT Digital via um único sistema”, comentou.

IMG_1039-1024A demonstração do novo sistema foi feita pelo procurador do MPT-GO, Luís Fabiano, que é coordenador do comitê gestor do MPT Digital. “Nossos procuradores estão economizando pelo menos metade das horas de trabalho e estão conseguindo devolver os processos para a Justiça do Trabalho com maior rapidez”, comemorou. “Efetivamente houve um grande ganho de economia de recursos materiais e humanos”, resumiu o procurador. Ele fez uma comparação da celeridade antes e depois do MNI. Segundo ele, antes um procurador tinha que entrar no sistema PJE de tempos em tempos para ver se tinha novos avisos, e agora ele vai ter a ciência da notificação no mesmo dia.

A coordenadora nacional do Sistema PJe-JT, desembargadora Ana Paula Lockman, agradeceu a IMG_1053-1024parceria com o TRT18 e MPT18 na implantação do MNI e ressaltou que as novas funcionalidades vão possibilitar aos procuradores do MTP agilizar ainda mais o seu trabalho e trazer mais celeridade à Justiça do Trabalho. O presidente do Tribunal, desembargador Aldon Taglialegna, destacou que a implantação dessa nova fase do MNI além de trazer mais celeridade à Justiça do Trabalho, também vai desonerar o PJe. Ele agradeceu a cooperação dos servidores da STI na implantação do sistema e comentou que está muito contente em desenvolver esse projeto justamente no ano em que o TRT de Goiás está comemorando 25 anos de existência.

IMG_1068-1024Também participaram da reunião os desembargadores do Trabalho Paulo Pimenta e Elvecio Moura; a procuradora do Trabalho Janilda Guimarães; o procurador Alex Garbellini, do MPT-15; o diretor de STI do TRT18, Humberto Ayres; o diretor-geral do TRT18, Ricardo Lucena; o secretário-geral da Presidência, Fernando Tormin; além de técnicos do TRT, MPT e CSJT.

Lídia Neves- Seção de Imprensa/DCSC

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.