Ferramenta do TRT de Goiás auxilia emissão de ordens de bloqueio bancário

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Uma ferramenta desenvolvida por um servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT18), com jurisdição em Goiás, e que auxilia os magistrados no bloqueio de valores devidos pelos condenados em ações trabalhistas no sistema financeiro foi apresentada nesta segunda-feira (27/3) aos membros do Comitê Gestor Bacenjud para dar maior agilidade na emissão de ordem bancária.

O Bancejud é um sistema que interliga o Judiciário ao Banco Central e às instituições bancárias, tornando mais fácil, rápido e eficiente o trâmite de ordens judiciais dirigidas ao Sistema Financeiro Nacional (SFN), como, por exemplo, o bloqueio de valores nas contas bancárias.

A novidade é que o Sistema Assistente de Bloqueios Bancários (SABB) do TRT18 facilita a emissão de ordens de bloqueio de valores que os magistrados devem encaminhar ao Bacenjud para que os bloqueios sejam efetuados.

Com a inserção de algumas informações sobre o processo, os réus e os valores a serem bloqueados, a ferramenta automatiza a elaboração e o encaminhamento das ordens ao Bacenjud, tornando o bloqueio mais eficiente. Também é possível configurar o sistema para que as informações sobre o processo, a dívida e os reús sejam buscadas no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas.

Sem a ferramenta, os servidores das Varas do Trabalho é quem precisavam elaborar as minutas das ordens de bloqueio e acompanhar o retorno das respostas das instituições financeiras sobre os bloqueios. Esse processo não apenas tomava muito tempo dos servidores, como também demandava um alto nível de organização das Varas, já que muitas vezes o valor total devido não é bloqueado em uma única tentativa.

Inseridos os dados no sistema e feita a seleção do processo para emissão da ordem de bloqueio, o magistrado pode mandar emitir novas ordens de bloqueios até que a finalidade seja alcançada. Caso apenas parte do valor seja bloqueada, a ferramenta atualiza o montante a ser bloqueado e emite a nova ordem já descontando os valores retidos.

A funcionalidade impressionou os membros do Comitê Gestor do Bacenjud, que decidiram orientar os tribunais a adotarem a ferramenta. Nos próximos dias, o Comitê deve acertar com a Presidência do TRT18 a forma e os procedimentos necessários para que os tribunais possam ter acesso e passar a utilizar o sistema.

“Sem dúvida é uma ferramenta bastante eficiente, que vai simplificar o trabalho de magistrados e de servidores”, afirmou o conselheiro Carlos Eduardo Dias, representante do CNJ no Comitê. O sistema passou a ser utilizado pelas Varas do TRT18 desde o início do ano passado.

Início na 13ª VT

A apresentação dessa nova ferramenta ao Comitê Gestor Bacenjud foi feita pelo servidor do TRT18 Danilo Machado Brito, responsável pela criação do sistema. Danilo, que hoje é diretor de Secretaria da 1ª Vara do Trabalho de Rio Verde, pensou e desenvolveu a ferramenta em outubro de 2014, quando era lotado na 13ª VT de Goiânia, dirigida pelo servidor Geovane Batista dos Santos.

O sucesso da ferramenta fez com que ela fosse aperfeiçoada pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e disponibilizada posteriormente para uso das demais Varas do Trabalho do Regional goiano.

 

Fonte: CNJ, com informações adicionais do TRT18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.