SGE e STIC apresentam ferramenta Panorama Orçamentário para acompanhamento da execução orçamentária do TRT18

Glossário Jurídico

 

IMG_2530As Secretarias de Gestão Estratégica e de Tecnologia da Informação e Comunicações apresentaram na segunda-feira, 13/6, ao Diretor-Geral, Ricardo Lucena, e à Diretora da Secretaria de Orçamento e Finanças, Suzana Lage Ferreira, o sistema “Panorama Orçamentário”. Fruto de uma demanda da Diretoria-Geral, o projeto foi gerenciado pela Secretaria de Gestão Estratégica e executado conjuntamente com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações e Secretaria de Orçamento e Finanças.

IMG_2537 (Copy)O Panorama Orçamentário é uma ferramenta gráfica e interativa que permite o acompanhamento da execução orçamentária do TRT18 por meio de um conjunto de painéis de controle ou dashboards. Com a implantação dessa ferramenta, a Administração terá informações precisas da execução orçamentária e projeção de gastos futuros de forma ágil e transparente. Segundo Diogo Felipe de Aguiar, gerente do projeto, ele é fruto de um trabalho de um ano e envolveu a visita e o estudo de ferramentas de outros órgãos, o mapeamento do modelo de acompanhamento orçamentário existente, a normatização interna, a implantação efetiva do Sistema Integrado de Gestão Orçamentária e Financeira da Justiça do Trabalho (SIGEO), a capacitação dos gestores de contrato, a distribuição da projeção dos contratos para os gestores, a operação assistida da nova sistemática de trabalho pelo período de 3 (três) meses e o desenvolvimento dos painéis orçamentários.

Os painéis apresentados pelo Panorama são gerados com base nos dados e regras de negócio do SIGEO, com a vantagem de agrupar em um único painel as informações que estão dispersas em diversos relatórios.

De acordo com Carlos Moura, responsável pelo desenvolvimento dos painéis orçamentários juntamente com o servidor Murilo Silva Farias, o Panorama Orçamentário também vai oferecer painéis temáticos, como o Painel de Gestão Contratual e Execução Orçamentária de TIC – ferramentas de apoio aos gestores dos contratos e à Governança de TIC, respectivamente.

Vislumbrando o potencial da ferramenta, o Diretor-Geral, Ricardo Lucena, e o Diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações, Humberto Ayres, vão fazer uma apresentação do sistema na reunião conjunta dos fóruns de Diretores-Gerais e de Diretores de TIC da Justiça do Trabalho, que ocorrerá na próxima quarta-feira, 22/6, em Brasília.

Fonte: SGE e STIC

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.