Setembro Amarelo: cartilha orienta sobre depressão e suicídio, inclusive no ambiente laboral

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Estamos no Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio. Abordar esse assunto, ainda delicado para muitas pessoas, é de fundamental importância no contexto em que estamos vivendo, com a pandemia da covid-19. Para esclarecer a população sobre o tema deste mês, mostrar a relação entre o suicídio e a depressão e orientar sobre como buscar ajuda, o Fórum de Saúde e Segurança no Trabalho do Estado de Goiás (FSSTGO) lançou a cartilha “Florescer” na última terça-feira, dia 1º. A elaboração da publicação contou com a participação do TRT-18, uma das instituições que integram o Fórum.

Capa da cartilha Florescer

A publicação de 36 páginas é dividida em cinco partes. A primeira delas é dedicada à depressão e sua relação com o suicídio. A segunda parte tem como foco o suicídio, fatores de risco, sintomas e como ajudar. Na terceira parte, a cartilha fornece informações úteis sobre locais onde procurar atendimento psiquiátrico e psicológico. Na quarta parte, a publicação traz orientações para gestores e empregadores, além de dicas de como prevenir o suicídio no âmbito da instituição ou empresa. Por fim, a quinta e última parte apresenta referências bibliográficas sobre os temas trabalhados na cartilha.

O representante do TRT-18 no FSSTGO e gestor regional do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho, desembargador Welington Peixoto, ressaltou a importância da cartilha e reforçou o pedido de divulgação desse material, que servirá de orientação e esclarecimento sobre saúde mental, em especial a depressão e o suicídio.

O TRT-18, por meio de sua Gerência de Saúde, conta com atendimento psiquiátrico e psicológico para atender magistrados e servidores que quiserem procurar ajuda. De acordo com a psicóloga Marina Cançado, o suicídio é, na maioria das vezes, consequência de uma doença mental, o que aponta para a importância de se reconhecer e tratar essas doenças com especialistas na área.

Acesse a cartilha Florescer aqui.

Wendel Franco
Comunicação Social/TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, Trabalho Seguro, TRT18 e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.