Seminário sobre trabalho seguro vai ser transmitido ao vivo para a PUC Goiás

Facebooktwitteryoutubeinstagram
IMG_9340 (Copy)

Desembargador Eugênio entrega cartaz de divulgação do seminário ao reitor da PUC/GO, Wolmir Amado

O 3º Seminário sobre Trabalho Seguro, que será realizado nos dias 24 e 25 de setembro, no auditório do Fórum Trabalhista de Goiânia, também vai ser transmitido ao vivo para os alunos de Direito, de Medicina e áreas afins, no auditório do Campus 5 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). O gestor regional do Programa Trabalho Seguro em Goiás, desembargador Eugênio Cesário, se reuniu com o reitor da PUC-GO, professor Wolmir Amado, na manhã desta sexta-feira, 28/8, para ajustar os detalhes da parceria para a realização do evento.

O desembargador do TRT de Goiás explicou que a PUC-GO foi escolhida para a parceria devido ao fato de ser uma das instituições mais essenciais na comunidade goiana e uma relevante formadora de opinião. Segundo ele, a PUC pode dar uma contribuição muito grande para interferir numa realidade brasileira muito adversa, que é a dos acidentes de trabalho. Eugênio Cesário frisou que o Brasil é o quarto país em número de acidentes de trabalho. “Esses acidentes retiram do mercado pessoas qualificadas, trabalhadores que, de repente, se veem alijados da produção porque sofreram acidentes, isso quando não perdem parte de si ou a vida”, ressaltou.

O magistrado salientou o fato de a PUC-GO ter escolas nas áreas de Humanas e da Saúde, com os cursos de Direito, Medicina e Psicologia. “Nós temos trabalhadores adoecendo mentalmente por atividades opressivas e não é que não se queira evitar isso. É que o conhecimento ou as técnicas adequadas para isso ainda não são de conhecimento geral. A PUC é importante para formar opinião, especialmente dos novos profissionais dessas áreas, ajudando o Estado brasileiro a atingir esse fim”, comentou.

De acordo com o desembargador, a realização do seminário não é uma iniciativa da Justiça do Trabalho, é uma ação governamental, implementada a partir de exigências de órgãos internacionais, dos quais o Brasil é signatário, como a Organização das Nações Unidas e a Organização Internacional do Trabalho.

O reitor da PUC Goiás, professor Wolmir Amado, disse que a universidade se sente honrada em poder participar dessa parceria com o TRT-GO e que a PUC quer reafirmar, nesta iniciativa, sua vocação comunitária e sua destinação social. “Mais do que o evento em si, o importante é o desejo de melhorar as condições de trabalho, a proteção e a segurança no trabalho”, destacou o reitor.
Prevenção

O objetivo do seminário é promover entre os participantes a discussão de temas relacionados às formas de prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Essa já é a terceira edição anual do seminário, que conta com dois dias de palestras de juízes e desembargadores e procuradores do Trabalho, peritos e especialistas em Saúde e Segurança no Trabalho. O seminário deste ano vai tratar das novas tecnologias e novos riscos, a importância do nexo epidemiológico e o impacto dos agrotóxicos na saúde do trabalhador, dentre outros temas.

Lídia Neves
Seção de Imprensa – DCSC

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Escola Judicial, Notícias e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.