Seminário Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho começa dia 18 no TST

Glossário Jurídico

Do dia 18 a 20 de setembro será realizado na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST) o 2º Seminário Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Iniciativa do TST, por meio do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho – Programa Trabalho Seguro, e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT, o evento tem o objetivo de ampliar o debate acerca da saúde e da segurança no meio ambiente do trabalho e também difundir o conhecimento especializado a respeito das causas, consequências e medidas preventivas de acidentes de trabalho.

Anualmente, o TST e os 24 Tribunais Regionais do Trabalho julgam milhares de processos decorrentes de acidentes de trabalho. Por esta razão, serão levantados temas como a causalidade dos acidentes, as suas múltiplas repercussões, a gestão de risco nas organizações, as tutelas judiciais preventivas cabíveis, a atuação das instituições públicas a respeito do tema, além de experiências e políticas bem-sucedidas. Esses serão alguns dos temas tratados nos três dias de debates, que contarão com a participação de magistrados, membros do Ministério Público, médicos do trabalho, procuradores e auditores do Ministério do Trabalho e Emprego, desembargadores, juízes, advogados, professores e estudiosos das diversas áreas do conhecimento envolvidos no problema.

Em entrevista ao Portal TST, o desembargador Sebastião Geraldo Oliveira, gestor nacional do programa, disse que devido ao crescimento acentuado do número de acidentes, tanto de pessoas diretamente envolvidas, quanto de usuários, o setor de transporte foi escolhido pelos gestores do Programa Trabalho Seguro do TST como prioridade para atuação em prevenção em 2013. “Basta dizer que a Previdência Social, nas suas estatísticas, reconheceu no ano de 2011 um número elevado de acidentes no setor”, observou o desembargador.

Sebastião Geraldo Oliveira destacou que, “para se ter uma ideia, ocorreram 100.230 acidentes de trajeto em 2011, oficialmente reconhecidos pela Previdência como acidente de trabalho”. Dados do Ministério da Previdência e Assistência Social de 2011 registram 29.589 acidentes de trabalho relacionados a transporte terrestre, incluindo, entre outros, transporte ferroviário, metroferroviário, rodoviário de passageiros e de carga. 

O evento terá a abertura do presidente do TST e do CSJT, ministro Alberto Reis de Paula, e a participação de profissionais renomados como palestrantes. A conferência magna de abertura será realizada pelo juiz e pós-doutor em Direito, dr. Ingo Wolfgang Sarlet, que irá proferir a palestra “O Direito fundamental ao meio ambiente do trabalho saudável”.

Podem participar os membros da Magistratura, do Ministério Público do Trabalho, advogados, professores, trabalhadores, estudantes, empregadores, estudiosos e demais interessados. O evento representa o compromisso da Justiça do Trabalho com a promoção da saúde e segurança do trabalhadores do Brasil. Participe!

 Serviço:

Inscrições: www.tst.jus.br

Data: 18, 19 e 20 de setembro de 2013

Local: Tribunal Superior do Trabalho, Bloco “B”, Térreo, Plenário “Ministro Arnaldo Lopes Süssekind”. Brasília – DF.

Endereço: SAF Sul, Q. 8, lt 1, bloco A/B. Brasília – DF. CEP 70070-600

Telefone: (61) 3043-4236 – Fax (61) 3043-4235

(Fonte: Ascom CSJT)

 

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.