Seminário internacional sobre “Direitos Sociais” em setembro homenageia os 30 anos do TRT da 18ª Região

Facebooktwitteryoutubeinstagram


A Escola Judicial do TRT-18 (Ejud 18) e a Escola da Advocacia do Estado de Goiás (ESA-GO) realizarão o seminário internacional “Direitos Sociais” nos próximos dias 8 a 11 de setembro pelo canal do TRT-18 no Youtube. O evento vai homenagear os 30 anos do TRT da 18ª Região e é destinado aos magistrados, servidores, procuradores, advogados, estudantes de Direito além de ser aberto ao público em geral e conta com a participação da Escola de Direito e Relações Internacionais da PUC-Goiás (EDRI).

O seminário conta com a participação de renomados professores doutores como Eduardo Augusto Vera-Cruz Alves Pinto, o juiz americano Peter J. Messitte, Gabriela Neves Delgado e  Augustin Emane e permitirá aos participantes reavaliar os conceitos jurídicos sociais, além de analisar em que medida permanecem válidos para orientar as análises compreensivas do Direito. Também serão discutidos os limites e as possibilidades desse arsenal conceitual em manter-se como referência descritiva e explicativa dos fenômenos sociais e jurídicos recentes.

Os participantes podem se inscrever para o seminário no sistema de curso da Escola Judicial do TRT-18  e será concedida certificação aos participantes que cumprirem 75% de presença.

Confira abaixo os temas das palestras e conheça os palestrantes:

Dia 08 de setembro, às 10h, palestra com o professor Eduardo Augusto Vera-Cruz Alves Pinto sobre o assunto “Perspectivas do Direito no limiar do terceiro milênio”. Professor Eduardo Augusto Vera-Cruz Alves Pinto é Mestre em História do Direito pela Universidade de Lisboa (1991) e Doutor em Ciências Histórico-Jurídicas pela Universidade de Lisboa (2002). Membro de Centros de Investigação; Professor Catedrático na Universidade Lusíada de Lisboa; Professor convidado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Faculdade de Direito da Universidade Católica de São Paulo; Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará; Universidade de S. Bernardo do Campo em São Paulo; Departimento di Giurisprudenzana della Università degli Studi di Sassari, Diritto Romano – Laurea Magistrale di Giurisprudenza. Membro do Conselho Superior da Magistratura; Membro da Comisso de Acompanhamento dos Juízes de Paz.

Dia 09 de setembro, às 10h, palestra com o juiz distrital americano Peter J. Messitte sobre “Os Direitos Sociais nos Estados Unidos”. Juiz Distrital Sênior dos EUA para o Distrito de Maryland, Peter J. Messitte é Assessor Especial da Iniciativa para o Estado de Direito da ABA (“Associação Americana de Advogados”) para a American Latina e o Caribe e Professor Adjunto de Direito Comparado e Diretor do Programa de Estudos Legais e Judiciais Brasil-Estados Unidos da American University Washington College of Law. Ele é ex-membro e Diretor do Grupo de Trabalho para a America Latina e o Caribe do Comitê Internacional de Relações Judiciais da Conferência Judicial dos EUA. Por mais de 50 anos o Juiz Messitte escreveu e falou em inglês, espanhol e português em uma grande variedade de tópicos legais e jurídicos. Por seu trabalho com o Judiciário brasileiro ao longo dos anos, o Juiz recebeu a Ordem do Cruzeiro do Sul, o Troféu Dom Quixote, e título de cidadão honorário pela cidade de São Paulo e de outras cidades brasileiras.

No dia 10 de setembro, às 10h, palestra com a dra. Gabriela Neves Delgado com o tema “A Missão Histórica de Justiça Social da OIT: Desafios para o Século XXI”. Gabriela Neves Delgado é Professora Associada de Direito do Trabalho dos Programas de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília – UnB, Coordenadora e pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Trabalho, Constituição e Cidadania” da UnB. Pós-Doutora em Sociologia do Trabalho pela UNICAMP. Doutora em Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Mestre em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. 

No dia 11 de setembro, às 10h, a palestra será com dr. Augustin Emane sobre o tema  “Direito do Trabalho na França e no Brasil. Avanços e Retrocessos”. Augustin Emane é Professor da Faculdade de Direito de Nantes. Doutor em Direito pela Universidade de Nantes (1992), na área de concentração direito do trabalho e da seguridade social. Membro da UMR CNRS n ° 6297 “Direito e mudança social” e do Centro de Investigação sobre Conhecimento Local (Point Sud) em Bamako.

Comunicação Social, com informações da Ejud 18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Escola Judicial, Notícias e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.