Segunda parte da turma do projeto “Longe das Ruas, Perto dos Sonhos” se forma na próxima segunda-feira (26) em solenidade no TRT-18

Glossário Jurídico

Doze alunos do projeto “Longe das ruas, Perto dos Sonhos” que optaram por fazer curso de pedreiro e pintor se formarão em cerimônia a ser realizada no auditório do Fórum Trabalhista de Goiânia na próxima segunda-feira (26/8), às 10h30. A iniciativa, parte de uma série de projetos de empregabilidade promovidos pelo Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO), ofereceu a 44 pessoas em situação de rua a possibilidade de participar de cursos de profissionalização em assistente de cozinha (cuja formatura foi realizada em julho) ou pedreiro e pintor.

Além dos cursos, realizados no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Vila Canaã, o projeto promoveu palestras, rodas de conversa, aulas de fotografia e workshops de temas diversos que visaram ao desenvolvimento profissional e pessoal. Durante a formatura, os alunos farão um recital de poesia, resultado da oficina de que participaram na primeira semana de atividades, no início de junho.

O projeto é realizado em parceria com a Casa Poema, Defensoria Pública do Estado de Goiás, Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO).

Além do “Longe das ruas, Perto dos Sonhos”, o MPT-GO e entidades parceiras já executaram dois projetos de empregabilidade para a população transexual e travesti (“Cozinha e Voz” e “Costurando Poemas”), um voltado à mulheres detentas, “Cozinha e Voz – Libertando sonhos”, e uma turma de design de moda composta por pessoas trans e mulheres em medida protetiva da Lei Maria da Penha.

Atualmente, está em curso uma nova edição composta por pessoas em situação de rua, mulheres em medida protetiva pela Lei Maria da Penha e pessoas em fase final no tratamento contra dependência química. Os alunos desse projeto farão curso de pedreiro e pintor assim que terminada a fase de rodas de conversa e workshops.

O procurador-chefe do MPT-GO, Tiago Ranieri, explica que, com essas iniciativas, o órgão tem como objetivo a promoção da cidadania com foco no combate à desigualdade social, em busca de uma sociedade mais justa e solidária. “O intuito é garantir a igualdade de oportunidades, estimulando o trabalho decente e promovendo a empregabilidade”, explica.

Serviço – Formatura do Projeto Longe das ruas, Perto dos Sonhos – Turma do curso de pedreiro e pintor

Quando: 26/08/19 (segunda-feira)

Horário: 10h30

Local: auditório do Fórum Trabalhista de Goiânia (Rua T-29, esquina com rua T-51 – Setor Bueno)

Fonte: Assessoria de Comunicação do MPT-GO – Fone: (62) 3507-2713

 

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.