Saúde do trabalhador é tema do Congresso Interação

Facebooktwitteryoutubeinstagram

O desembargador Elvecio Moura foi um dos palestrantes do “V Congresso Sobre a Atuação e Interação da Advocacia-Geral da União, da Justiça do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás”.

O desembargador apresentou o tema Saúde do Trabalhador e a colaboração dos órgãos para prevenção de acidentes e doenças, e teve a sua mesa de debates composta pelo auditor fiscal do Trabalho, Osni Ribeiro de Aguiar, e procurador regional do trabalho, Antônio Carlos Cavalcante. A palestra aconteceu nesta quinta-feira, 18/10, no auditório do Tribunal Pleno.

O desembargador abordou o tema a Proteção Jurídica do Meio Ambiente de Trabalho, com base nos artigos 157 e 158 da Consolidação das Leis do Trabalho e salientou a importância da utilização do Equipamento de Proteção Individual – EPI, que é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde. Elvecio enfatizou que acidentes são previsíveis e se por acaso acontecem, é porque alguma coisa deixou de ser feita.

Outro ponto importante apresentado foi o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em parceria com o Ministério da Saúde, o Ministério da Previdência Social, o Ministério do Trabalho e Emprego e a Advocacia-Geral da União, visando à formulação e execução de programas e ações nacionais voltadas à prevenção deacidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. O principal objetivo do programa é reverter o cenário de crescimento do número de acidentes de trabalho presenciado no Brasil nos últimos anos.

Aline Rodriguez
Núcleo de Comunicação Social

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Escola Judicial, Notícias e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.