Reuniões do CGOV apreciam dados do TRT-18

Glossário Jurídico

O Comitê de Governança e Gestão Participativa do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (CGOV) esteve reunido, on-line, nos dias 9 e 13 de abril, para apreciação de pautas relacionadas à Governança, Estratégia e Gestão de TIC do Tribunal. Nessas reuniões foram aprovados o Plano de Ação da Comissão de Participação Feminina no âmbito do TRT-18; os objetivos estratégicos e os indicadores para o Plano Estratégico do TRT-18 2021-2026 e o Plano de Gestão 2021-2023 . 

O Comitê ainda apreciou o encerramento da Estratégia 2015/2020; e acompanhou a situação dos projetos estratégicos para 2019/2021 e das Metas Nacionais 2021. Na 1ª Reunião de Análise da Estratégia da TIC, foram apreciados os dados sobre a rotatividade do Pessoal de TIC, o relatório de sobreaviso, além de serem ajustados alguns projetos no PDTIC e encerramento do Plano Estratégico de TIC 2016/2020.

Luto 

O desembargador Daniel Viana Júnior, presidente do TRT-18, abriu as reuniões lamentando as grandes perdas humanas que o Tribunal sofreu nos últimos dias, com as mortes dos servidores Elifas Levi da Silva e de Maria Aparecida Silva Santos em decorrência de complicações de covid-19.

Comissão de Incentivo à Participação Institucional Feminina no âmbito do TRT-18  

A desembargadora Iara Rios, coordenadora da comissão, apresentou o plano de ação para incentivar a participação institucional feminina no TRT-18. Ela disse que as ações foram sugeridas e elaboradas a partir das respostas obtidas na pesquisa realizada em 2020 com magistradas e servidoras do TRT 18ª Região. A finalidade do plano, segundo a desembargadora, é favorecer e estimular a participação feminina no Tribunal. O plano foi aprovado pelo Comitê.

Acompanhamento das Metas Nacionais 2021

O chefe da Divisão de Estatística, Pesquisa e Inovação, Wilane Massarani,  apresentou os dados relativos às metas nacionais definidas no Encontro Nacional do Poder Judiciário de 2021 – até fevereiro. Com relação a necessidade de integrar a Agenda 2030 ao Poder Judiciário, Meta 9, Robnaldo Alves disse que o TRT-18 aguarda orientação do CSJT para a integração das ações que serão adotadas pela Justiça do Trabalho.

Balanço da Estratégia 2015/2020

Em seguida, o chefe da Divisão de Estatística, Pesquisa e Inovação, Wilane Massarani, apresentou o balanço final da Estratégia 2015-2020, indicando que o TRT-18 alcançou 66,7% das metas estabelecidas dentro dos 11 objetivos estratégicos e 33 indicadores. 

Situação dos Projetos Estratégicos – Biênio 2019-2021: 

João Hélio, chefe da Gerência de Planejamento e Projetos, apresentou as situações dos projetos da gestão 2019-2021, 63,9% dos projetos estratégicos foram concluídos e 36,1% estão em andamento. Para o ano de 2021, treze projetos estão em andamento e dois foram concluídos.

Objetivos Estratégicos e Indicadores para o Plano Estratégico do TRT-18 2021-2026

O secretário-geral de Governança e Estratégia, Robnaldo Alves, trouxe a discussão dos objetivos estratégicos, indicadores e metas. Ele explicou que a SGGOVE fará reuniões com gestores das áreas técnicas envolvidas para estabelecer as metas de cada objetivo estratégico e, na sequência, validará a proposta  com o presidente do Tribunal que é gestor de metas, até 07/05/2021. Por fim, o secretário-geral apresentou a possibilidade de se promover uma consulta pública sobre a versão final do Plano Estratégico antes da apreciação pelo Tribunal Pleno. Essa possibilidade foi aprovada pelo Comitê em observância ao princípio da transparência.

Plano de Gestão 2021-2023

Robnaldo Alves apresentou, ainda, o plano de Gestão 2021-2023, o qual vincula as iniciativas dessa Administração aos objetivos estratégicos definidos nos Planos Estratégicos – da JT e do Tribunal, em elaboração, e que prevê iniciativas para cada área de atuação do Tribunal.

O Plano de Gestão prevê diversas iniciativas para a atuação jurisdicional; governança e gestão; integração da Agenda 2030 da ONU (ODS); gestão de pessoas; e tecnologia, inovação e gestão de dados. 

Rotatividade do Pessoal de TIC

Sobre a rotatividade do Pessoal de TIC, o servidor Hamilton Natsuo explicou que, em 2013, o TCU percebeu haver uma alta rotatividade de servidores da área de Tecnologia. A partir disso, o Pleno do TCU expediu uma recomendação para o CNJ avaliar a rotatividade. A partir de então, o CNJ determinou aos tribunais que promovessem uma política de gestão de pessoas especificamente dessa área, incluindo uma análise para verificar o índice de rotatividade dentro da área de TIC. 

No TRT-18, Hamilton Natsuo informou que os índices de rotatividade estão saudáveis, com baixo índice de desligamentos. Não havendo movimentação de servidores para outras áreas nesse período. 

Relatório de Sobreaviso 

Murilo Carneiro, diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, explicou que no período analisado houve uma intercorrência, com acionamento da empresa de segurança de tecnologia. Ele ressaltou ter sido muito bom ter adicionado o monitoramento on-line pela empresa. Esse instrumento, de acordo com Murilo, diminuiu a geração de banco de horas, facilitando a gestão de ausências na equipe. 

Projetos do PDTIC

Entrou na lista dos projetos do PDITC o “Conte Conosco”, a pedido da Gerência de Saúde (GS) do Tribunal. De acordo com Gabriela Brito, o aplicativo buscará estabelecer um contato direto entre a GS e os  magistrados e servidores. O conteúdo oferecido está relacionado à saúde, monitoramento de estados de saúde e notificações automáticas, além de possibilitar a abertura de um canal de comunicação com a GS para solicitação de consultas.

Gabriela Brito explicou que o aplicativo é uma solução importante, sobretudo na atual circunstância, uma vez que quase todos os servidores estão em trabalho remoto e com muitas demandas relativas à saúde, sobretudo, no aspecto mental.

Plano estratégico de TIC (Petic) 2016/2020

O servidor Gustavo Melo apresentou os resultados do Petic para 2016/2020, e explicou que muitas das ações implementadas foram possíveis devido ao orçamento específico para a TI.

O desembargador Daniel Viana Júnior parabenizou a equipe da TIC do TRT-18 pelo trabalho que vem sendo desenvolvido, principalmente pelos índices obtidos e pelas metas ambiciosas. O presidente destacou ver a evolução da equipe e a ampliação dos resultados a cada dia. “A TI é, para o Tribunal, uma área vital”, afirmou. 

Cristina Carneiro
Comunicação Social/TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Gestão Estratégica/Estatística, Notícias, TRT18 e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.