RAE – TIC – Pesquisa de satisfação de usuários internos será realizada em outubro

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A quarta pesquisa de satisfação de usuários internos sobre estrutura e serviços de tecnologia da informação será aplicada já no mês de outubro, ao longo de três semanas. A sondagem é realizada a cada dois anos e é uma oportunidade para que magistrados e servidores avaliem questões desde a qualidade dos computadores à disponibilidade e confiabilidade dos sistemas. A validação do formulário foi feita pelo Comitê de Governança – CGOV, durante a reunião da análise de estratégia de assuntos relacionados à tecnologia da informação de 2017, realizada semana passada.

O encontro serviu também para acompanhar os indicadores estratégicos e de desempenho das ações de TIC no ano em curso e verificar o grau de cumprimento das metas estabelecidas. Um dos destaques apontados foi quanto ao grau de satisfação relativo ao atendimento ao usuário que apresenta média de 97,7% , considerando o período de janeiro a agosto, superando até o momento em quase 23 pontos percentuais a meta estabelecida para o ano que é de 75% de satisfação. O grau de satisfação dos usuários com a solução apresentada pelo atendimento também está bem elevado, no mesmo período, alcançou a média de 95,7%, 20 pontos percentuais acima da meta estabelecida.

Outro destaque do desempenho da TI é em relação as indisponibilidades não programadas do PJe, que no acumulado do ano foi de apenas 0,1%, bem abaixo da meta de 1%. O índice de indisponibilidade programada do PJe, ou seja, as interrupções previstas para manutenção e atualização do sistema, também foi de apenas 2,3%, abaixo do índice de paradas previstas que é de 5% ao longo do ano. Particularmente em relação a esses indicadores, quanto menor o índice melhor a performance do Tribunal.

A 18ª Região também tem se esforçado na evolução de soluções de TIC, sendo que a Secretaria de Tecnologia da Informação conseguiu desenvolver 87,2% dos softwares dentro do prazo e deu manutenção à 80,2% dos softwares em uso. Quanto à execução dos projetos previstos no Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC 2017-2019, a TI já concluiu 5, 31 encontram-se em execução e 18 não foram iniciados. Outros 8 projetos aguardam algum tipo de evento externo para serem iniciados.

O Comitê também aprovou a tabela de unidades gestoras das soluções de TIC. A gestão das soluções corporativas de TIC foi regulamentada pela Portaria TRT 18ª SGP/NGTIC nº 998/2017, a qual estabelece, entre outras coisas, as responsabilidades das unidades gestoras das soluções (por exemplo, definição de requisitos e regras de negócio, homologação da solução, proposição de ações de desenvolvimento de competências para uso da solução e de ordem de prioridade de atendimento de demandas relativas à solução). A título de exemplo, Coordenadoria de Comunicação Social é gestora de várias soluções, como o Portal da Internet e da Intranet, a Agenda Voip, o E-mail institucional e o Spark.

Substituição dos scanners por multifuncionais

Os scanners de mesa instalados nas unidades judiciárias e administrativas serão retirados e substituídos por equipamentos multifuncionais. A decisão do Comitê de Governança foi com base em estudo apontado pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (STI), que constatou que os equipamentos utilizados exclusivamente para escanear oneram em 17% o contrato de outsourcing, sendo que os equipamentos multifuncionais também executam essa função. Outra vantagem apontada com a substituição é a possibilidade de compartilhamento dos multifuncionais com qualquer estação de trabalho conectada à rede, enquanto o scanner de mesa funciona apenas conectado a uma estação.

Márcia Bueno
Seção de Imprensa – CCS

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