Qualidade do atendimento remoto no TRT de Goiás é elogiado por partes e advogados

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Com a pandemia do novo coronavírus, o atendimento ao público no TRT de Goiás passou a acontecer de forma totalmente remota. Nesse período de isolamento social, a Ouvidoria do Tribunal constatou um aumento significativo no número de elogios à qualidade do atendimento prestado por magistrados e servidores, principalmente nos últimos dois meses. No ano passado, foram registrados um total de 30 elogios. Já neste ano de 2020, conforme dados registrados até o mês de agosto, esse número já chegou a 41 elogios.

Para o secretário da Ouvidoria do TRT de Goiás, Jorge Luis Machado, os números representam um reconhecimento dos jurisdicionados pelo esforço de servidores e magistrados para manter um bom atendimento ao usuário mesmo no atendimento remoto. “Os resultados quantitativos e qualitativos obtidos ainda carecem de análise pormenorizada, mas aparentam indicar o reconhecimento dos usuários pelo esforço empreendido e a qualidade do atendimento prestado pelo Tribunal durante o período de distanciamento social”, ressaltou.

No ano passado, os elogios recebidos pela Ouvidoria somavam a média de 2,5 por mês. Já neste ano, a média dobrou para 5 registros de elogios por mês. A Vara do Trabalho de Luziânia foi a que mais se destacou, tendo recebido 10 elogios somente neste mês de agosto. O diretor da unidade, Leonardo Craveiro, explicou que foram abertas três frentes de atendimento ao usuário, dois números para prestar informações pelo WhatsApp, e um número para atendimento via ligação telefônica. “Atribuo a satisfação do usuário a essa diversidade de contatos. Entretanto, percebo que a utilização do Whatsapp como meio efetivo de contato trouxe agilidade na comunicação, com a possibilidade de um feedback posterior à parte postulante que o telefone sequer oferece com tanta praticidade”, destacou.

Leonardo Craveiro relatou que ao final do atendimento via WhatsApp, é indicado um link para o formulário da Ouvidoria, para que o usuário, caso queira, possa avaliar o atendimento. Ele também comentou que, quando não é possível prestar a informação ao usuário em tempo hábil, a equipe retorna o contato posteriormente com o feedback necessário. “O propósito é realmente não deixar o usuário do serviço sem uma solução para seu problema. Trata-se então de um mérito de toda a equipe”, disse.

A juíza Lívia Gondim Prego, titular da VT de Luziânia, também elogiou o atendimento prestado pelo diretor da unidade e toda a equipe de servidores. “O Leonardo é um servidor muito preocupado em atender bem, com educação, e solucionar os problemas de forma mais célere e menos burocrática, dando efetividade para o que a gente faz. É uma postura dele desde quando a gente atuava em Jataí e ele transfere essa forma de trabalho para toda a equipe”, comentou.

A magistrada falou também sobre a disponibilização do link da Ouvidoria para avaliação do atendimento via WhatsApp e afirmou que é uma forma de exposição a elogios, mas também a críticas e a comentários negativos, e os servidores aceitaram essa exposição. “Eu incentivo e apoio totalmente essas iniciativas porque acho que precisamos tentar resolver, solucionar, porque trabalhamos muitas vezes com pessoas tão carentes que precisam de uma solução eficiente e sem burocracias desnecessárias, principalmente nesse tempo de pandemia em que evitamos ao máximo a necessidade de deslocamentos”, afirmou.

Ouvidoria

A Ouvidoria é o canal oficial do TRT-18 para o recebimento de reclamações, sugestões, elogios, solicitações, denúncias e pedidos de informação, por qualquer dos seguintes canais de comunicação:

  • Formulário online (preferencial) disponibilizado no menu Ouvidoria do site do TRT-18email – ouvidoria@trt18.jus.br
  • WhatsApp – (62) 3222.5680
  • Telefones – (62) 3222-5680 / 3222-5234 / 3222-5582 / 3222-5243 / 3222-5946
  • 0800-644-0018 (ligação gratuita, durante o horário de expediente do Tribunal, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas);
  • Pessoalmente (serviço suspenso durante a pandemia) – Rua T-51 esquina com Av. T-1, nº 1.403, 1º andar do Fórum Trabalhista de Goiânia, Setor Bueno, Goiânia/GO
  • Correspondência – Rua T-51 esquina com Av. T-1, nº 1.403, Qd. T-22, Lts. 7 a 22, Setor Bueno, CEP: 74.215-210, Goiânia/GO

Como a Ouvidoria funciona

A manifestação do usuário é recebida, registrada e analisada por uma equipe especializada da Ouvidoria. Caso não haja uma solução imediata, a questão é encaminhada à unidade ou ao órgão responsável e posteriormente o usuário é informado das medidas adotadas. Para acompanhar o andamento das manifestações, basta entrar em contato com a Ouvidoria e solicitar uma senha para acesso ao Sistema de Processos Administrativos.

Para acessar os relatórios estatísticos da Ouvidoria, clique aqui.

Para fazer uma manifestação à Ouvidoria, acesse o formulário aqui.

Lídia Neves/Comunicação Social

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