Primeira sessão telepresencial do Pleno do TRT-18 é realizada com sucesso

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Desembargador Paulo Pimenta conduz primeira sessão telepresencial do Tribunal Pleno

Pela primeira vez em sua história, a Justiça do Trabalho goiana realizou, de forma telepresencial, sessão do Tribunal Pleno,  que foi transmitida ao vivo a partir das 14 horas desta terça-feira (5/5) pelo portal do TRT-18. O presidente do TRT, desembargador Paulo Pimenta, que conduziu os trabalhos, ressaltou que a cooperação entre a Justiça, a advocacia e o Ministério Público do Trabalho tornou possível a retomada das sessões de julgamento no segundo grau, nesse processo de superação e adaptação à nova realidade imposta pela pandemia da covid-19 e o isolamento social.

Para o desembargador, todos os envolvidos se lançaram ao desafio e se comprometeram a retomar o máximo possível da prestação jurisdicional, “cuja entrega se revela ainda mais importante nos difíceis tempos que nossa sociedade vive”. Paulo Pimenta destacou que mais do que a tecnologia, que permite a realização das sessões telepresenciais, “a ferramenta mais precisa e eficaz é a vontade de fazer dar certo”.

Por fim, o desembargador reconheceu a capacidade e maturidade dos representantes das três instituições, que são os pilares da distribuição da Justiça no país, para superar e enfrentar os desafios advindos da pandemia. “Tenho a certeza de que a Justiça do Trabalho sairá fortalecida, reconhecida como uma das redes de proteção e contenção da crise econômica e social que certamente sucederá a crise sanitária que atravessamos”, concluiu.

Produtividade
Durante a sessão,  o presidente do TRT lembrou que, embora esta tenha sido a primeira sessão de julgamento telepresencial, os demais atos (como despachos, sentenças, liminares, expedição de alvarás) já vinham sendo praticados ininterruptamente, conforme o painel de produtividade no site do tribunal.

Desde a portaria que ampliou o trabalho remoto (16 de março), foram produzidos 758 mil atos judiciais, dentre eles 8.191 decisões, 8.385 sentenças, 27.893 despachos e liberados 11.288 alvarás. Durante o período, foram, ainda, destinados R$ 4.445.773,26 para campanhas e ações de combate à covid-19 e seus efeitos pela Justiça do Trabalho e Ministério do Trabalho em Goiás.

A produtividade de juízes e servidores do TRT-18 nesse período especial de funcionamento pode ser conferida por meio do botão “covid19 – produtividade” na página inicial ou pelo endereço www.trt18.jus.br/portal/covid19.

Pautas, áudios e vídeos
Para consultar os dias e horários das próximas sessões de julgamento (Pleno e Turmas), bem como respectivas pautas, acesse o sistema disponível em www.trt18.jus.br/pauta. Pelo sistema, também é possível acessar áudios e vídeos de sessões já realizadas, nos termos das Resoluções Administrativas 129/2016 e 118/2019.

Regulamentação
A realização de sessões de julgamento em meio telepresencial durante período especial de funcionamento do TRT-18, instituído para enfrentamento da pandemia de covid-19, foi regulamentada pela Portaria TRT 18ª GP Nº 758/2020.

Setor de Imprensa – TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.