Primeira reunião da Análise da Estratégia de 2018 analisa cumprimento de indicadores

Facebooktwitteryoutubeinstagram

A alta administração acompanha apresentação da performance na implementação do plano estratégico do TRT 18

O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região realizou a primeira reunião estratégica (RAE) de 2018 para análise da performance do Tribunal em relação ao cumprimento das metas estabelecidas no Plano Estratégico. Na reunião, a alta administração avaliou o desempenho do primeiro trimestre da 18ª Região em relação ao cumprimento de cerca de 30 indicadores estabelecidos para acompanhar o atingimento das 11 objetivos estratégicos.

O destaque foi quanto ao grau de maturidade apresentado pelo Tribunal em relação à área de tecnologia da informação, que no ano passado ficou em 5º lugar entre os tribunais do trabalho e em 11º lugar na classificação geral, atingindo nota 0,75 o que conferiu à 18ª Região o nível aprimorado. A proposta é que o TRT mantenha o índice aprimorado nos anos de 2018 e 2019 e alcance o nível de excelência já em 2020. Para tanto, o tribunal irá mapear todos os processos de planejamento orçamentário e de classificação da informação e formalizar critérios para a escolha de líderes ocupantes de funções de coordenação e gerência para a área de tecnologia da informação.

O Tribunal apresenta também bom resultado em relação à implantação do plano de logística sustentável, cuja meta estipula a redução no consumo de insumos como combustível, copos descartáveis, água, papel, energia e telefonia e inclui ações de educação socioambiental. Computando o desempenho parcial em todos esses itens o TRT alcançou 104,2%, sendo que a redução tem como linha base o ano de 2016. Um dos fatores que contribuíram para o bom resultado foi a alteração do horário de atendimento do público e o desligamento de sistema de ar condicionado e da iluminação de acordo com os horários estabelecidos.

Outro bom resultado apurado foi quanto ao índice de acesso à pessoa com deficiência. Com a conclusão das obras de Goiatuba e Palmeiras de Goiás, atualmente 87,55% das áreas edificadas que integram a 18ª Região já estão preparadas para receber pessoas com deficiência.

Na área judiciária, o Tribunal também tem apresentado bons resultados, sendo que, conforme levantamento parcial, até o momento a meta de identificar e julgar pelo menos 90% dos processos distribuídos até 31/12/16 nos 1º e 2º graus está sendo cumprida, tendo alcançado até o momento 92,3%. Dois por cento acima da meta estabelecida para o ano de 2018.

Quanto ao número de acordos efetuados, que tem como cláusula de barreira o índice máximo de 48%, a justiça do trabalho goiana tem se esforçado para atingi-lo e a expectativa é de cumprimento. Até o momento, computado o primeiro trimestre, 46,8% dos processos que tramitam na 18ª Região foram solucionados por meio da auto composição e, embora o mês de janeiro a performance tenha sido abaixo da média (38,9% de acordos), os meses de fevereiro e março superaram o índice, o que possibilitou ao Tribunal se aproximar da média estabelecida.

Maria José de Lourdes, secretária de Gestão Estratégica

A secretária de Gestão Estratégica, Maria José de Lourdes, comentou durante a reunião que a unidade está dando continuidade ao trabalho iniciado no ano passado de realizar o desdobramento da estratégia em todas as unidades da 18ª Região. Em 2017, a Secretaria de Gestão Estratégica implementou o projeto nas unidades judiciárias e, este ano, o desdobramento da estratégia está sendo realizado na área administrativa. Conforme explicou Maria José, além de buscar alternativas para aprimorar a efetividade dos serviços oferecidos pelo tribunal, por meio dos encontros realizados, as pessoas passam a ter consciência da importância do trabalho pessoal e de equipe na execução do Plano Estratégico da 18ª Região. “Muitas pessoas não tem noção do quanto o trabalho de cada um é importante para a instituição”, comentou.

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Gestão Estratégica/Estatística, TRT18 e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.