Primeira edição do programa TRT Para Todos tem início na Cidade Goiás

Glossário Jurídico

Organizadora do evento, a diretora da Secretaria de Gestão Estratégica, Maria José de Lourdes, deu as boas vindas às equipes de Goiás, Iporá, São Luís e Goiânia.

A Cidade de Goiás é sede do primeiro encontro de integração do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª. Região, que tem o propósito de aproximar a Administração a todas as unidades do TRT e colher contribuições para o aprimoramento da gestão institucional por meio do desdobramento da estratégia. A proposta do evento é oferecer um ambiente descontraído e informal para que as pessoas se sintam à vontade para a troca de ideias e para expor sugestões e demandas visando à melhoria do convívio e ao aprimoramento dos processos.

O desembargador Breno Medeiros fez a abertura do encontro

Nessa primeira edição, que acontece quinta e sexta-feiras (18 e 19/05), participam as equipes das Varas do Trabalho de Goiás e de São Luís de Montes Belos, bem como do Posto Avançado de Iporá. A abertura dos trabalhos foi feita pelo desembargador-presidente Breno Medeiros e contou com a presença da prefeita da Cidade de Goiás, Selma Bastos, autoridades locais, do vice-presidente do TRT, desembargador Paulo Pimenta, e da equipe de diretores e secretários do Tribunal. O desembargador Breno Medeiros ressaltou a importância desse contato direto da alta administração com as equipes do interior do Estado para intensificar o diálogo e a troca de experiências. Segundo ele, um trabalho que foi iniciado no ano passado com o projeto REconhecendo o TRT e que terá continuidade com os dez eventos de integração que serão realizados este ano. Na ocasião ele assinou ordens de serviço para a reforma das três unidades que participam desse primeiro encontro.

Equipes de São Luís e do Posto Avançado de Iporá

Equipe da Vara do Trabalho de Goiás

Márcia Bueno falou sobre a importância da comunicação integrada

Dentre os assuntos tratados neste primeiro dia do encontro, foi abordada a importância da comunicação organizacional para a melhoria do ambiente corporativo e para a disseminação do conhecimento. A diretora da Coordenadoria de Comunicação Social, Márcia Bueno, proferiu palestra ressaltando a importância da comunicação interpessoal para o crescimento profissional, a integração da equipe e melhoria do clima organizacional. Segundo Márcia Bueno, o bom comunicador tem de ter empatia e, além de saber expor suas opiniões, deve também saber ouvir. Ela explicou que o TRT está desenvolvimento um plano de comunicação organizacional e que todas as sugestões são bem vindas nesse processo de construção da comunicação integrada do TRT da 18ª. Região.

O desdobramento da estratégia também fez parte da programação do primeiro dia. A servidora Flávia Queiroz trouxe exemplos práticos para auxiliar os participantes a compreender alguns termos de gestão estratégica e fez a demonstração dos dados estatísticos relativos à produtividade do TRT publicados no portal, ressaltando o local onde podem ser consultados. O relatório da performance do TRT de cumprimento de metas estabelecidas pelo CNJ também foi comentado pela servidora.

Desdobramento da estratégia começa a ser feito pelas equipes das varas do trabalho com a elaboração do plano de ação com monitoria da diretora da Secretaria de Gestão Estratégica e da servidora Flávia Queiroz

A diretora da Secretaria de Gestão Estratégica, Maria José de Lourdes , explicou que o termo desdobramento da estratégia significa desdobrar as metas globais de longo prazo para todos até que cada servidor saiba o que e por que fazer no seu dia a dia. De acordo com Maria José, todo planejamento é executado em três níveis: estratégico, tático, e operacional. Ela explicou que o Tribunal tem seu plano estratégico construído para ser executado de 2015 a 2020, e o plano tático definido pela atual gestão. O momento agora é de desenvolver os planos operacionais, que é feito pelas próprias unidades. “Os planos operacionais tem de ter ações, responsáveis, data de início e de término”, comentou ao lançar o desafio para que as próprias equipes elaborassem o plano de ação da respectiva unidade para auxiliar o alcance dos objetivos estratégicos do Tribunal.

A abertura do evento foi prestigiada pelas autoridades locais que contou com a presença da prefeita Selma Bastos; do vice-presidente Paulo Pimenta; do coordenador da Promotoria de Justiça, Edivar Muniz; do juiz do trabalho Lucas Carvalho de Sá, do gerente regional da CEF Rafael Marques; do gerente dos Correios Luís Oliveira; e dos presidentes das OABs de São Luís e de Goiás, respectivamente, Thaís Castro e Reginaldo Ferreira. O secretário-geral da Presidência, Pedro Assis, e o secretário da Corregedoria-Regional, Marcelo Marques, também marcaram presença

Cléber Pires  comemora o aniversário de sua linda filha Clara juntamente com todos os participantes do TRT para Todos

 

Descontração


Além de troca de conhecimento, a primeira edição está sendo, sobretudo, um momento de descontração. À noite, os participantes curtiram animado happy hour com direito a roda de samba e muito bate-papo.

Seção de imprensa – CCS

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias, TRT18 e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.