Confiança do público externo na Justiça do Trabalho em Goiás é de 81,6%, revela pesquisa 

Glossário Jurídico

Gestores assistiram à apresentação dos resultados da pesquisa

O percentual de confiança do usuário na Justiça do Trabalho goiana é de 81,6%, aponta o resultado da 9ª Pesquisa de Satisfação dos Usuários Externos realizada pela consultoria Carvalho e Mello. O levantamento também revelou índice de favorabilidade geral de 79,4%. Os resultados foram apresentados pelo diretor da empresa, Álvaro Mello, à Administração do TRT-18 na tarde da última quinta-feira (1º/7) por meio de videoconferência pela plataforma Zoom.

Confiança do público externo na JT goiana é superior a 80%

A pesquisa foi aberta ao público externo em outubro de 2020 e encerrada em fevereiro deste ano. O grau de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 2,9% para os resultados gerais. Do total de respondentes (1.154), 35% são advogados (404), 34,7% são empregados (401) e 30,2%, empregadores/prepostos (349). 

Quando se avalia a favorabilidade geral, o índice apurado foi de 79,4%, indicador bastante positivo na opinião de Álvaro Mello. A escala de favorabilidade vai de 1 (muito insatisfeito) a 5 (muito satisfeito). Favorabilidade é o percentual de respondentes favoráveis, assim classificados como todos aqueles que atribuíram pontuação 4 (satisfeito) e 5 (muito satisfeito) como resposta às proposições apresentadas no formulário da pesquisa. Os empregadores formam o segmento mais favorável (83,8%), em seguida vêm os advogados (79%) e, por fim, os empregados (74,2%).

Confiança do usuário

Presidente do TRT-18, Daniel Viana Júnior, ressaltou que a os resultados contradizem visão equivocada sobre a JT

Quanto à confiança na Justiça do Trabalho goiana, os empregadores são os que mais confiam na instituição (82,4%), índice ligeiramente à frente dos empregados (82,3%). Dentre os advogados que responderam, 80,3% disseram confiar no Judiciário Trabalhista goiano. A média dos três grupos mostra, assim, 81,6% de confiança. Na avaliação do presidente do TRT-18, desembargador Daniel Viana Júnior, a maior favorabilidade e confiança reveladas por parte do empregador contradizem a visão equivocadamente difundida de que a Justiça do Trabalho seria paternalista, pró-empregado e que prejudicaria as empresas. “Falam daquilo que não conhecem”, ressaltou o presidente do Tribunal.

Atendimento e serviços jurisdicionais

Outro destaque positivo da pesquisa foi o atendimento prestado ao público externo. Nesse bloco de questões, os itens avaliados pelos respondentes obtiveram favorabilidade entre 78,3% e 86,5%. A cordialidade e o respeito nos contatos obteve 86,5% de favorabilidade. Especificamente em relação ao atendimento no PJe, 85,8% dos respondentes se disseram satisfeitos ou muito satisfeitos. Já no atendimento de Tecnologia da Informação, o índice de satisfação chegou a 89,5%. 

Leia o relatório resumido da 9ª Pesquisa de Satisfação do Público Externo do TRT-18 aqui.

Wendel Franco

Comunicação Social/TRT-18

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Gestão Estratégica/Estatística, Notícias, TRT18 e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.