Nova versão do Shodô está disponível para instalação

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A Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação e a Gerência de Atendimento aos Usuários do PJe informam aos advogados, procuradores, peritos e demais usuários externos e internos em teletrabalho que está disponível para instalação a nova versão do Shodô (1.1.0). O Shodô é um assinador digital que permite a assinatura de documentos no PJe.

No dia 14 de abril deste ano, foi lançada a versão 8.251 do Java. Após alguns usuários executarem essa atualização, foram relatadas falhas no Shodô (versão 1.0.15), ao tentarem acessar o PJe ou fazerem o teste de assinatura, de modo que aparece a mensagem “Message digest length is not supported”. Com a versão 8.221 do Java, o Shodô 1.0.15 funciona normalmente.

A nova versão do Shodô (1.1.0), disponibilizada aos usuários para instalação, resolve esse problema, pois funciona em ambas as versões do Java.

A STI ainda ressaltou a necessidade de desinstalar a versão anterior antes de instalar a nova versão.

Para orientar os usuários do PJe, também foi disponibilizado tutorial com o passo a passo para instalação e configuração da ferramenta. Veja abaixo.

Instalação:

  • Faça o download do Shodô 1.1.0 na pagina inicial de acesso ao PJe;
  • Para Windows: a instalação é realizada clicando-se duas vezes no arquivo “shodo.msi”;
  • Atenção: Depois de instalado o Shodô, ele não executa automaticamente; é preciso clicar duas vezes no ícone dele na área de trabalho. Após a instalação, seguir os passos abaixo para configurá-lo.

Configuração:

  1. Clique em Mostrar ícones ocultos (setinha para cima que fica no canto inferior direito, ao lado da hora e data no computador);
  2. Localize o ícone do Shodô; clique sobre ele com o botão direito do mouse e em seguida clique em Status;
  3. Caso abra uma página da internet com um Alerta, clique em Avançado, depois em Aceitar o risco e continuar;
  4. Ao abrir a tela do Shodô > Bem-vindo, clique em Teste de Assinatura;
  5. Digite qualquer palavra em Texto para assinar;
  6. Abrirá uma janela solicitando a Senha PIN; insira a senha;
  7. O Shodô deverá funcionar normalmente.

Em caso de mensagem de erro no acesso (conforme print), siga os passos abaixo. Assista também ao vídeo produzido pelo servidor da STI do TRT-18 IL Rebouças, sobre como usar o aplicativo Shôdo e também como lidar com os principais erros no PJE.

 

Clique no Menu do Firefox, depois em Opções;

Na janela de pesquisar opções, digite certificado e, em seguida, clique em Ver certificados;

Clique na aba Servidores e verifique se consta na lista o servidor 127.0.0.1:9000. Caso não conste, clique em Adicionar exceção;

No campo endereço, digite https://127.0.0.1:9000. Por fim, clique em Confirmar exceção de segurança.

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