VT de Goianésia já nasce com movimentação inicial de 3.495 processos

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Na terça-feira, 18/12, foi realizada a solenidade de instalação da Vara do Trabalho de Goianésia/GO. A nova unidade já nasce com uma movimentação inicial de 3.495 processos por ano. Todo o acervo será tramitado eletronicamente com a utilização do processo judicial eletrônico (PJe-JT). Assumiu a titularidade da Vara a juíza Maria das Graças Gonçalves Oliveira.

Para o presidente do TRT da 18ª Região, desembargador Mário Bottazzo, a VT de Goianésia é a concretização de um sonho conjunto da comunidade, “que se uniu e lutou para construir o futuro que desejava ter”. Segundo ele, o Tribunal cumpriu o dever de garantir o acesso à Justiça. “O juiz deve ir aonde o povo está”, afirmou.

O presidente ressaltou ainda a importante colaboração dos magistrados, que abriram mão da prerrogativa de contar com dois juízes por vara com grande movimentação processual, sendo possível a redistribuição para atender as novas unidades que estão sendo instaladas. “É um sinal do comprometimento dos juízes e servidores que atuam na Justiça do Trabalho goiana”, enfatizou.

O prefeito de Goianésia, Renato de Castro, e o ex-prefeito, Gilberto Naves, ressaltaram os benefícios que a unidade judiciária trabalhista trará para a região. “Todos vão ganhar, empregados e empregadores”, afirmou o prefeito. O advogado Oneidson Filho, presidente da Subseção de Goianésia da OAB, reforçou os agradecimentos pela conquista. “A nova Vara do Trabalho é a realização de um sonho da advocacia e de todo o povo de Goianésia e da região”, disse.

Do TRT, prestigiaram também a solenidade o desembargador Paulo Pimenta, o juiz Platon Neto, presidente da Amatra, a juíza Eneida Martins Alencar, o diretor-geral Álvaro Resende, diretores e servidores.

Jurisdição – Antes, as demandas trabalhistas de Goianésia e região vizinha eram encaminhadas à Vara do Trabalho de Ceres. Agora, a nova VT terá jurisdição sobre o próprio município e também sobre Barro Alto, Jaraguá, Mimoso de Goiás, Padre Bernardo, Santa Rita do Novo Destino e Vila Propício.

A VT de Goianésia contribuirá para a redução do volume processual nas varas do trabalho de Ceres, Formosa e Uruaçu, além de diminuir a distância que normalmente os jurisdicionados têm de percorrer para chegar àquelas unidades judiciárias da Justiça do Trabalho.

O município – Goianésia se localiza na região Centro-Norte do Estado de Goiás e tem uma população total de 107.636 habitantes, dos quais 42.153 estão na faixa dos economicamente ativos. A cidade é referência para a região e sua população cresce acima da média estadual. Atualmente, além das empresas do ramo sucroalcooleiro que já existiam, outras estão se fixando na região. Multinacionais que exploram a extração de minérios também iniciaram suas atividades no município de Barro Alto, situado a 47 km da futura sede da Vara. A extração de ferro-níquel no município vem sendo amplamente divulgada pela imprensa nacional e regional.

Lara Barros
Núcleo de Comunicação Social
Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.