TRT18 participará da Semana Nacional da Conciliação promovida pelo CNJ

Facebooktwitteryoutubeinstagram

conciliacaoO Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (Goiás) participará da XI Semana Nacional da Conciliação promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e que será realizada entre os dias 21 e 25 de novembro. Esse esforço concentrado do Poder Judiciário tem como objetivo conciliar o maior número possível de processos em todos os tribunais do país. As 18 Varas do Trabalho de Goiânia, as 30 do interior e os dois postos avançados da Justiça do Trabalho goiana estarão envolvidos na campanha, que tem como slogan “O caminho mais curto para resolver seus problemas”.

No TRT18, as partes interessadas já podem solicitar a inclusão de seus processos na pauta da Semana Nacional da Conciliação. Isso poderá ser feito até o período de realização do evento. O secretário-geral Judiciário do Tribunal, Marcos Antunes, disse que podem ser inseridos em pauta processos em qualquer fase (conhecimento, execução, em grau de recursos e também aqueles que tramitam no Tribunal Superior do Trabalho – TST, oriundos do TRT18).

Como proceder

Marcos Antunes explicou que as partes interessadas podem utilizar a ferramenta de conciliação virtual do TRT18 para solicitar a inclusão de processos na pauta da Semana Nacional da Conciliação, caso haja vontade dos dois lados (reclamante e reclamado) em selar um acordo. Ele lembrou que essa ferramenta, lançada pelo TRT goiano recentemente, permite a conciliação virtual, com o uso de chat ou bate-papo. As partes podem acessar a ferramenta no portal do TRT18, clicando no banner da Conciliação Virtual. Lá, será solicitado o número do processo e a parte deverá escolher se prefere conciliar por meio presencial ou virtual.

Também há outras formas de solicitar o agendamento de audiência durante a Semana de Conciliação. Os interessados podem dirigir-se ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, que fica no Fórum Trabalhista de Goiânia, ir à Vara do Trabalho onde o processo tramita e, ainda, o advogado da parte pode peticionar eletronicamente no PJe.

Números

No ano passado, o TRT18 teve 3.930 processos incluídos na pauta da última edição da Semana Nacional da Conciliação do CNJ. Foram celebrados 948 acordos, que totalizaram o montante R$ 10,9 milhões de reais negociados. O secretário-geral Judiciário do Tribunal disse que a meta para este ano é concentrar esforços para superar esses números, de forma a garantir uma evolução permanente na conciliação no âmbito da Justiça do Trabalho em Goiás. A Semana Nacional da Conciliação é um marco anual das ações do Conselho Nacional de Justiça e dos tribunais para fortalecer a cultura do diálogo.

Wendel Franco
Seção de Imprensa-DCSC

Ouça abaixo a notícia veiculada na Rádio Web TRT Goiás:

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.