TRT18 conseguiu implantar o PJE em 100% das Varas do Trabalho de Goiás

Facebooktwitteryoutubeinstagram

O TRT de Goiás conseguiu cumprir a meta do CNJ de implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJE-JT) em 100% das Varas do Trabalho do Estado de Goiás. Conforme a Resolução 185/3013 do CNJ, a meta para os tribunais de médio porte, como o TRT18, era de instalar o PJE em todas as suas unidades até o ano de 2017, e o Tribunal conseguiu com dois anos de antecedência do prazo final. As últimas unidades a receber o sistema nesse mês de dezembro foram as Varas do Trabalho de Caldas Novas, Posse e Valparaíso.

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) divulgou nota na semana passada informando que agora 98,5% das Varas do Trabalho de todo país já têm o Sistema do Processo Judicial Eletrônico instalado. O presidente do CSJT, ministro Barros Levenhagen, destacou que atualmente cerca de 100 técnicos trabalham na evolução do PJe-JT com o objetivo de tornar o Sistema mais eficiente. Segundo ele, somente no último semestre, foram geradas seis novas versões, que introduziram cerca de 130 melhorias e corrigiram aproximadamente 800 defeitos.

O secretário-geral Judiciário, Marcos Antunes, explicou que o TRT18 não teve muitas dificuldades em cumprir essa meta porque já existia na instituição uma cultura de processo eletrônico. Ele explicou que antes da implantação do PJE nos tribunais brasileiros, o TRT18 tinha um sistema próprio, o SAJ 18, Sistema de Administração Judicial. “Começamos a eliminar o uso do papel no Tribunal em março de 2009. E em 2011 todas as Varas do Trabalho já utilizavam o SAJ. Então, eu acredito que não tivemos tanta dificuldade em cumprir essa meta porque os advogados, servidores e magistrados já estavam acostumados com o processo eletrônico”, ponderou Marcos Antunes. Ele também informou que foi a partir de 2012, conforme determinação do CNJ, que o Tribunal começou a migrar para o sistema do PJE.

O Sistema PJE-JT tem hoje 5 milhões de processos cadastrados no 1º e 2º graus em todo o Brasil. O número de usuários cadastrados também é expressivo, cerca de 800 mil advogados, 42 mil servidores e 4.700 magistrados interagem com o Sistema, além de procuradores e servidores do Ministério Público do Trabalho, que começaram a usar a ferramenta por meio do recém-lançado Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI), que interliga o MPT Digital ao PJE.

Lídia Neves/Seção de Imprensa TRT18, com informações do CSJT.

Ouça abaixo a notícia veiculada na Rádio Web TRT Goiás.

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.