TRT18 alcança feito inédito com o cumprimento de seis metas nacionais

Facebooktwitteryoutubeinstagram

O TRT de Goiás obteve em 2017 o seu melhor desempenho desde que foram criadas as metas nacionais pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2009. Das sete metas propostas ao primeiro grau de jurisdição, a 18ª Região conseguiu cumprir seis. Segundo o desembargador-corregedor, Paulo Pimenta, o desempenho do tribunal foi “um feito inédito, baseado principalmente no grande empenho e dedicação do nosso corpo de servidores e de todos os magistrados atuantes nas 48 Varas do Trabalho e em seus dois Postos Avançados em todo o Estado de Goiás”.

De acordo com o desembargador, o resultado mais que positivo da Justiça do Trabalho goiana vem sendo colhido ao longo dos dois últimos anos em que, pela segunda vez consecutiva, o TRT conseguiu solucionar mais processos do que os recebidos, cumprindo a Meta 1 do CNJ. “Apesar da meta exigir o julgamento de apenas 90% da quantidade de processos recebidos, o nosso tribunal foi além: julgou mais do que recebeu efetivamente, reduzindo o estoque de processos a solucionar”, ressaltou o magistrado.

Outra grande conquista da 18ª Região foi o cumprimento, pela primeira vez, da Meta 5, que trata da solução de processos na fase de execução. Para o desembargador Paulo Pimenta, esta é uma meta muito difícil de ser alcançada porque está relacionada ao percentual de processos de execução solucionados em relação ao volume de execuções iniciadas. E o tribunal conseguiu, esse ano, encerrar 90% da quantidade de execuções iniciadas. “Isso é fruto de um empenho de todos os magistrados e servidores envolvidos, principalmente na intensificação da utilização dos sistemas informatizados e dos convênios adotados nacionalmente. Enfim, a utilização dessas ferramentas tecnológicas facilitaram a localização de patrimônio dos devedores”, explicou o desembargador.

Perspectiva para 2018

Em 2018, a expectativa da 18ª Região é superar o desempenho de 2017 e alcançar o cumprimento das 7 metas nacionais. “O objetivo é claro e muito realista, por ser perfeitamente alcançável”, admitiu o desembargador-corregedor.

Em 2017, apenas a Meta 3, que se refere ao percentual de processos solucionados por conciliação, não foi cumprida, embora o TRT tenha obtido um resultado superior aos anos anteriores chegando ao índice de 50,47%.

Segundo Paulo Pimenta, a Meta 3, cuja cláusula de barreira era de 54%, era bastante ousada, principalmente em tempos de crise econômica. Mesmo assim o tribunal alcançou mais de 93% de índice de cumprimento dessa meta. “A perspectiva agora, com a redução da exigência da Meta 3 para 2018, cuja cláusula de barreira passou a ser de 48% de processos solucionados por conciliação, é que a 18ª Região consiga também cumpri-la”, concluiu.

Confira aqui o relatório de cumprimento das metas nacionais.

Fabíola Villela – Seção de Imprensa/CCS

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.