TRT transmite audiência ao vivo para estudantes da PUC

Glossário Jurídico

Na manhã desta quinta-feira, 30/11, o TRT transmitiu ao vivo, para estudantes da PUC, uma sessão de julgamento realizada no edifício Ialba-Luza. A sessão teve início às 9h30 e foi conduzida pelo desembargador Gentil Pio, presidente da Primeira Turma do Regional Trabalhista.

O desembargador explicou aos estudantes como é o julgamento em uma sessão do Tribunal. “Os processos da pauta são disponibilizados para todos os julgadores com bastante antecedência. Cada um analisa, e caso haja divergência, já lança no sistema. Os demais analisam e mandam também os seus votos, de modo que quando chegamos na sessão os votos já estão analisados, o que nos permite julgar uma quantidade maior de processos em cada sessão”, explicou.

O magistrado também ressaltou a importância dos alunos conhecerem o funcionamento do Tribunal. “Muitas vezes o acadêmico termina o curso de Direito e vai assistir uma sessão, fazer uma sustentação oral, mas não conhece o mecanismo de funcionamento”, afirmou.

Transmissão on-line

O desembargador destacou, ainda, a importância das transmissões ao vivo, já que elas aproximam o Poder Judiciário dos estudantes.“A transmissão direta da sessão mostra aos alunos o momento em que os fatos ocorrem, como ocorrem e porque ocorrem”, disse o desembargador.

As novas possibilidades trazidas pelas transmissões ao vivo proporcionam eventos inéditos, que antes seriam demasiadamente complexos de se executar. Para a realização de uma transmissão ao vivo é necessário o trabalho em conjunto de vária áreas do TRT, como a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações, Coordenadoria de Comunicação Social e Secretaria Judiciária.

O processo envolve câmeras e mesa de som que são posicionadas e conectadas a uma mesa de corte, a qual, por sua vez, está ligada a uma placa de captura conectada a um computador, que consegue transmitir a imagem através de um software adequado, possibilitando assim a transmissão do evento.

Guilherme Urbano, estagiário do TRT18

Seção de Imprensa (CCS)

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.