TRT instala primeira Vara do Trabalho de Goianésia

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Na terça-feira, 18/12, será realizada a solenidade de instalação da 1ª Vara do Trabalho de Goianésia/GO. O evento acontece às 15 horas, na sede da nova VT, localizada à Rua 31, Setor Central daquela cidade. Antes, as demandas trabalhistas da região eram encaminhadas à Vara do Trabalho de Ceres. Agora, a nova unidade terá jurisdição sobre o próprio município e também sobre Barro Alto, Jaraguá,Mimoso de Goiás, Padre Bernardo, Santa Rita do Novo Destino e Vila Propício.

A Vara do Trabalho de Goianésia já nasce com uma movimentação inicial de 3.495 processos por ano, sem considerar a demanda reprimida. Todo o acervo será tramitado eletronicamente com a utilização do processo judicial eletrônico (PJe-JT). A nova VT contribuirá para a redução do volume processual nas varas do trabalho de Ceres, Formosa e Uruaçu, além de diminuir a distância que normalmente os jurisdicionados têm de percorrer para chegar àquelas unidades judiciárias da Justiça do Trabalho.

O Tribunal fez ainda uma análise da posição geográfica e das linhas de acesso, mostrando a conveniência de se instalar a VT em Goianésia, de forma a atender à necessidade de fracionar o vasto território hoje vinculado à jurisdição das varas de Ceres, Formosa e Uruaçu e, conseqüentemente, facilitar o acesso à Justiça do Trabalho para a população local. Com a nova unidade judiciária, haverá uma grande diminuição nas distâncias entre os municípios jurisdicionados, melhorando a efetividade na entrega da prestação jurisdicional e agilizando os procedimentos executórios.

O município – Goianésia se localiza na região Centro-Norte do Estado de Goiás e tem uma população total de 107.636 habitantes, dos quais 42.153 estão na faixa dos economicamente ativos. A cidade é referência para a região e sua população cresce acima da média estadual. Atualmente, além das empresas do ramo sucroalcooleiro que já existiam, outras estão se fixando na região. Multinacionais que exploram a extração de minérios também iniciaram suas atividades no município de Barro Alto, situado a 47 km da futura sede da Vara. A extração de ferro-níquel no município vem sendo amplamente divulgada pela imprensa nacional e regional.

Lara Barros
Núcleo de Comunicação Social
 
Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.