TRT Goiás institui política de Gestão de Riscos
O Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região instituiu no mês de junho, por meio da Resolução Administrativa Nº 87/2015, a política de Gestão de Riscos e de Controles Internos do TRT18. Com essa medida, o TRT Goiás se tornou o primeiro Tribunal Regional do Trabalho do Brasil a implantar um Sistema de Gestão de Riscos. A medida já havia sido implantada no Tribunal Superior do Trabalho em março deste ano. O objetivo da política é estabelecer princípios, diretrizes e responsabilidades para o Sistema de Gestão de Riscos, incorporando a visão de riscos à tomada de decisão, em conformidade com as melhores práticas reconhecidas internacionalmente.
A gestão de riscos deve ser observada por todas as áreas e níveis de atuação, e é aplicável a todos os processos de trabalho, projetos e ações do Tribunal. Espera-se, com a implantação do Sistema de Gestão de Riscos, o aumento da probabilidade de atingimento dos objetivos, a minimização de perdas decorrentes de riscos e a eliminação, redução ou controle dos riscos organizacionais. Para isso, o TRT Goiás adotou o estabelecido na norma ABNT NBR ISO 31000:2009, que estabelece princípios e diretrizes para a gestão de riscos.
O gerente do projeto de implantação da Gestão de Riscos no TRT18, Diogo Felipe de Aguiar, informou que o projeto foi iniciado no ano de 2014 e que seu término está previsto para dezembro de 2016. “As unidades do Tribunal analisarão a probabilidade e o impacto dos riscos em suas áreas de atuação e, por meio da gestão de riscos, será possível implementar um plano de resposta aos riscos identificados, a fim de controlá-los”, explicou. Ele também esclareceu que a medida atende a uma recomendação do Tribunal de Contas da União para que as entidades públicas implantem e mantenham controles internos institucionais, que tenham por base a identificação, a avaliação e o gerenciamento de riscos que possam impactar na consecução dos objetivos estabelecidos.
Gestão de Riscos
Risco é a possibilidade de ocorrência de resultados diferentes do esperado. Eles podem maximizar os resultados almejados ou podem proporcionar perdas significativas, dependendo da forma como são abordados e tratados.
Os impactos decorrentes dos riscos são verificados na Estratégia, pelo comprometimento dos objetivos estratégicos e das metas definidas; na imagem institucional, pela perda de reputação decorrente da veiculação de notícias relativas à administração do Tribunal; e nas Finanças, pelo desperdício de recursos.
Seção de Imprensa/DCSC/TRT18
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