TRT firma acordo para desenvolver campanha com trabalhadores do transporte

Facebooktwitteryoutubeinstagram
2013_11_08_convenio_setransp (197)

Assinam o convênio a presidente do TRT, desembargadora Elza Silveira, e o presidente da Fetrasul, Odilon Santos

Propiciar a todos os empregados do ramo do transporte esclarecimento sobre a importância de se trabalhar com segurança, esse é o objetivo do acordo entre o Tribunal Regional do Trabalho de Goiás -TRT/GO, o Serviço das Empresas de Transporte Urbano Coletivo de Passageiros – Setransp, Serviço Social de Transporte – Sest, Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – Senat e a Federação das Empresas de Transporte Rodoviário no Sul e Centro Oeste do Brasil – Fetrasul. O documento foi assinado nesta sexta-feira, 8/11, durante reunião na sede administrativa do Consórcio e Empresas que integram a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia.

2013_11_08_convenio_setransp (223)

Assinam o convênio o vice-presidente do Setransp, Décio Caetano, o diretor-geral, Ricardo Lucena, e o assessor institucional, José Everson Reis

A proposta das entidades é desenvolver uma campanha de alcance regional com uso de busdoor, cartazes e mensagens publicadas nos holerites dos empregados das empresas de transporte, voltada à prevenção de acidentes ocupacionais de trabalhadores do setor, que atuam no transporte coletivo urbano, intermunicipal, além de caminhoneiros e entregadores. “A melhor forma de prevenção é a conscientização”, afirmou a presidente do Tribunal, desembargadora Elza Silveira.

 Pelo acordo o Setransp e a Fetrasul irão fornecer os espaços nos ônibus e nos terminais onde poderão ser afixados peças publicitárias da campanha. O Sest/Senat irão implementar em seus cursos, de maneira continuada e perene, aulas específicas sobre segurança e saúde no trabalho. Caberá ao Tribunal a confecção dos adesivos, cartazes e similares que serão usados na campanha.

 Melhoria no transporte e nas condições de trabalho

 Durante a reunião, o diretor da Rmtc, Leomar Avelino, comentou a evolução por que passou o transporte público da região metropolitana a partir de 2009. Segundo ele, os 14 terminais administrados pelo Consórcio passaram por reformas com investimento de cerca de R$ 35 milhões, que garantiu conforto para o usuário e para os trabalhadores motoristas, que agora dispõem de pontos de paradas para descanso com banheiros, geladeiras e sofás dentre outras comodidades.

Ele informou também que Goiânia foi a primeira Capital a implantar o sistema que permite fazer o controle do itinerário dos ônibus das companhias consorciadas Para isso, foram instalados GPS em toda a frota e firmado contrato com a Google para o mapeamento de todas as rotas. Com a instalação do sistema, o usuário pode acessar o site do Rmtc e obter informação, em tempo real, dos horários da linha de seu interesse e verificar se ônibus está no horário ou não.

O mesmo sistema permite ao Consórcio fazer o controle dos horários de descanso intrajornada do motorista. O próprio controlador alerta o motorista nas situações em que ele não se lembrar de parar para o repouso. “Estou impressionada com toda essa tecnologia”, comentou a desembargadora Elza Silveira.

Também participaram da reunião o presidente da Fetrasul, Odilon dos Santos, o vice-presidente do Setransp, Décio Caetano, o diretor-geral do TRT, Ricardo Lucena, o assessor para assuntos institucionais do Tribunal, José Everson Reis, a gerente de Desenvolvimento Humano do Setransp, Lecy Ribeiro, a gestora de Desenvolvimento Humano da Rmtc, Gabriela Borges, a coordenadora do Projeto Despoluir, Vilma Oliveira, e a chefe do Núcleo de Comunicação Social do TRT, Márcia Bueno

 

 

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.