TRT 18 participou do 4º Seminário Internacional Trabalho Seguro que discutiu prevenção de transtornos mentais no trabalho

Facebooktwitteryoutubeinstagram

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e o Tribunal Superior do Trabalho (TST) promoveram, entre os dias 18 e 20 de outubro, amplo debate com juristas, médicos, acadêmicos e especialistas nacionais e internacionais sobre os transtornos mentais relacionados ao trabalho, problema que afeta cada vez mais os profissionais brasileiros. O tema vem sendo trabalhado pelo Programa de Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho desde 2016, devido à relevância de debater junto com a sociedade e instituições responsáveis medidas de detecção das causas e prevenção para esses tipos de enfermidades.

Do TRT 18ª Região, participaram do encontro o coordenador do Comitê regional do Programa Trabalho Seguro, desembargador Welington Peixoto, e a psicóloga Marina Cançado. Para o desembargador, o evento foi de grande importância ao propor a harmonização do ambiente de trabalho. “Todo dia temos responsabilidades e obrigações e para dar conta de tudo, precisamos de apoio no ambiente de trabalho”, avaliou.

Palestrantes – O evento foi realizado em Brasília, no principal plenário do TST, plenário Arnaldo Lopes Süssekind, aberto ao público e com inscrições gratuitas. Entre os diversos palestrantes, nomes internacionais como a professora da Universidade de Sevilla, Maria Teresa Igartua Miró, o conferencista francês Augustin Émane e o professor de Direito da Universidade de Milão, Michele Squeglia.

Segundo os palestrantes, a alta demanda de trabalho, o desequilíbrio entre esforço e recompensa, a dedicação exclusiva ao trabalho e o assédio moral, que abrange humilhações, perseguição e agressões verbais, são os principais fatores que prejudicam a saúde mental no ambiente corporativo. “O que está faltando é amor entre os colegas de trabalho”, enfatizou o conferencista Jorge Cavalcante Boucinhas, momento em que foi muito aplaudido.

Fonte: Seção de Responsabilidade Socio Ambiental

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.