Três novas redes de internet sem fio já estão disponíveis no Complexo Trabalhista em Goiânia

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Desembargador Paulo Pimenta e diretoria da OAB anunciaram oficialmente o serviço do wi-fi

Com um café da manhã realizado na Sala da OAB, no Fórum Trabalhista de Goiânia, na manhã desta quinta-feira (2/8), foram anunciadas oficialmente as novas redes de acesso à internet sem fio (wi-fi) oferecidas a advogados, magistrados e servidores do Tribunal e às demais pessoas que frequentam diariamente as dependências da Justiça do Trabalho na capital. O novo serviço foi implementado por meio de um acordo de cooperação técnica entre o TRT18 e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO).

Estiveram presentes no evento o desembargador Paulo Pimenta, vice-presidente do TRT18; o desembargador Welington Peixoto; o presidente da OAB-GO, advogado Lúcio Flávio de Paiva; o secretário-geral da OAB-GO, advogado Jacó Carlos Silva Coelho; o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), advogado Rafael Lara Martins; e o presidente da Comissão de Direito Digital e Informática (CDDI), advogado Paulo Emílio de Oliveira e Silva.

Para o desembargador Paulo Pimenta, a parceria para a disponibilização das redes wi-fi é muito importante por proporcionar melhores condições de trabalho para os advogados, retornando em benefícios para as partes e para o Regional. “No caso, foi uma parceria para melhoria da nossa rede wi-fi na qual o TRT18 fez a aquisição de todos os equipamentos, desenvolveu todo o projeto e suporte e a OAB entrou com a parte de instalação destes equipamentos e cabeamento necessário em todo o Complexo Trabalhista”, considerou o desembargador.

Paulo Pimenta ainda salientou que o tribunal investiu cerca de R$300 mil e a OAB entrou com algo estimado em R$30 mil. “É uma parceria extremamente exitosa que o tribunal pretende expandir para as unidades do interior”, afirmou o vice-presidente.

Presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio

Para o presidente da OAB, advogado Lúcio Flávio, a parceria realizada entre o TRT18 e a OAB é extremamente importante. “A parceria viabiliza a entrega do melhor serviço para o usuário do TRT que é o advogado trabalhista. Hoje, teremos em todo o Complexo diversos pontos de acesso de internet de primeira qualidade e o advogado poderá trabalhar de forma mais ágil e eficaz, de forma a melhorar a qualidade de vida do advogado trabalhista”, ponderou o presidente da Ordem.

O secretário-geral da OAB-GO, advogado Jacó Carlos Silva Coelho, destacou o ineditismo da parceria feita entre o TRT18 e a OAB. Ele citou a existência de muitas restrições nos tribunais para o uso da internet. “Para mim, essas restrições são um contrassenso, pois, com o processo eletrônico, o advogado precisa ser ágil e ter acesso a uma boa internet. O TRT18 teve uma visão além do seu tempo ao disponibilizar a internet para seus usuários. Assim, ganha o TRT e ganham os advogados, que poderão trabalhar em todo o prédio. A iniciativa é boa, atual e essencial para a advocacia”, considerou o secretário-geral da OAB.

O advogado Paulo Emílio de Oliveira e Silva, presidente da Comissão de Direito Digital e Informática (CDDI), destacou que a parceria entre o TRT18 e a OAB desenvolvida ao longo dos anos é essencial para a advocacia trabalhista. “O TRT18 é um grande parceiro da advocacia. Este evento de hoje, ao inaugurar a disponibilização da rede wi-fi, beneficia o trabalho dos advogados tornando-o mais eficaz”, afirmou.

Redes Wi-Fi

Para liberar as novas redes wi-fi, a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações do TRT (STI) instalou e configurou 85 pontos de acesso de última geração nas dependências do Complexo Trabalhista. Os equipamentos permitirão o uso, com qualidade, das redes sem fio disponíveis nas edificações da Justiça do Trabalho na capital, segundo informou o servidor Leandro Oliveira, chefe da Coordenadoria de Operações e Atendimento de TIC.

De acordo com Leandro Oliveira, a solução instalada emprega os mais novos protocolos de transmissão sem fio, com gerência centralizada, permitindo que os usuários transitem entre os pavimentos e os prédios do Complexo sem que sejam necessárias novas autenticações, da mesma maneira que ocorre na telefonia celular. A STI preparou três manuais para orientar o público a fazer as conexões em notebooks com os sistemas operacionais Windows 7 e Windows 10 e em aparelhos celulares ou tablets com os sistemas Android e iOS. Veja os links no fim da matéria.

A disponibilização das redes wi-fi nos dois prédios do Complexo Trabalhista, Ialba-Luza e Fórum, é uma resposta a uma insatisfação constatada na 7ª Pesquisa de Satisfação de Clientes do TRT18, realizada em 2016. Na época, o TRT18 já disponibilizava uma rede pública sem fio que, no entanto, permitia acesso limitado ao portal do Tribunal e ao sistema PJe. Com as novas redes, magistrados, servidores e o público em geral poderão acessar qualquer site.

As três novas redes sem fio que estão disponíveis a partir de 2/8 são as seguintes:

TRT18_OAB: disponível para os advogados da OAB-GO por meio do login e senha cadastrados no site da Ordem (mesmo utilizado para impressão dos boletos de anuidade). Com a senha, os advogados poderão navegar pela internet, sem restrição, durante o período em que estiverem nas dependências do Tribunal.

TRT18_Corporativa: disponível para magistrados, servidores e demais colaboradores do Tribunal que possuam login e senha cadastrados no controle de domínio (mesmo login e senha usados para acessar o computador e os sistemas do TRT18). Por meio dela, os usuários poderão navegar pela internet, sem restrição, durante o período que estiverem nas dependências do Tribunal.

TRT18_Publica: disponível para todos. Os tickets ou vouchers de acesso terão duração de 4 horas e poderão ser retirados nas recepções do Fórum Trabalhista e do Edifício Ialba-Luza, mediante a apresentação de documento pessoal.

Veja os manuais

Orientações para conexão de notebooks com Windows 7 ou 10

Orientações para conexão de celulares e tablets com sistema operacional Android

Orientações para conexão de celulares e tablets com sistema operacional iOS

Cristina Carneiro
Setor de Imprensa-CCS

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.