Servidores do TRT-GO participam de workshop no TRT-PR sobre soluções em tecnologia para facilitar a gestão processual em varas do trabalho

Facebooktwitteryoutubeinstagram

Representantes de Regionais Trabalhistas no evento no TRT-PR

Após três dias de discussões, palestras e troca de experiências, foi encerrado, na tarde da última sexta-feira (14), o workshop “Ferramentas de Gestão de Varas do Trabalho e Corregedorias”. O evento reuniu, na sede do TRT do Paraná, gestores de Varas do Trabalho e Corregedorias de Tribunais do Trabalho para tratar de soluções em tecnologia que facilitem a gestão processual e incorporem procedimentos gerenciais voltados à melhoria de produtividade e à obtenção de metas organizacionais. Quatro servidores do TRT18 (Goiás) participaram do evento.

Além de conhecer ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) criadas por diversos Regionais trabalhistas brasileiros, todas com foco na gestão de processos, os participantes assistiram a palestras que demonstraram soluções nacionais para profissionalizar o Sistema de Justiça e garantir a ele mais qualidade e maior produtividade.

O que mais chamou a atenção dos participantes do regional goiano no workshop foi a ferramenta de gestão do TRT-PR denominada “Ata Dinâmica de Correição”, que já foi apresentada em reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) e despertou grande interesse no corregedor do TRT-GO, desembargador Daniel Viana. A ferramenta é um painel que apresenta aos gestores e juízes das Varas do Trabalho subsídios para a tomada de decisões relativas às tarefas a serem realizadas exclusivamente no Processo Judicial Eletrônico – PJe.

A Corregedoria Regional do TRT goiano vai envidar esforços para trazer a “Ata Dinâmica de Correição” para a Justiça do Trabalho de Goiás. Na avaliação do diretor da Corregedoria, Marcelo Marques, o TRT-GO tem condições de importar essa ferramenta. “Ela é muito boa e o fato de já trabalharmos com o Power BI (uma ferramenta de Business Intelligence) é um facilitador”, explicou.

O maior ganho da ferramenta desenvolvida pelo TRT-PR, na opinião de Marcelo, está na gestão processual pelas VTs. “Ela mapeia, faz o fluxo de todas as tarefas do PJe e aponta em que ponto desse fluxo a Vara está deixando a desejar.

A ferramenta trabalha com cores. A cor verde, por exemplo, significa que todas aquelas tarefas estão em dia. A cor vermelha indica que o prazo está acima do desejado. “Então, ao abrir a tela e ver o fluxo de todas as tarefas do PJe, o diretor de Vara consegue identificar onde está o gargalo na unidade dele, se na fase de conhecimento, na de liquidação ou na de execução”, detalhou o diretor da Corregedoria Regional.

Wiki VT

O workshop no TRT-PR também foi uma oportunidade para os representantes dos regionais atualizarem a plataforma Wiki VT, que funciona como um checklist eletrônico, em forma de fluxograma, e facilita o trabalho dos servidores de Varas porque dá orientações sobre os passos e procedimentos a serem adotados na tramitação processual. “A Wiki VT é uma construção permanente. A cada versão nova do e-Gestão ou do PJe é preciso atualizá-la. A versão 2.4 do PJe, por exemplo, trouxe algumas mudanças e temos que alterar as rotinas dentro da Wiki para que o servidor esteja atualizado com o fluxo”, acrescentou Marcelo.

Servidores do TRT-GO que participaram do workshop: Geovane dos Santos (de camisa rosa), Andressa Dayrell (de blusa preta) e Cleber Ferreira (de camisa branca).

Além do diretor de Secretaria da Corregedoria Regional do TRT-GO, participaram ainda do workshop no TRT-PR outros três servidores do Regional Goiano. Foram eles o secretário-geral judiciário do TRT-GO, Cleber Ferreira, o diretor da 13ª Vara do Trabalho de Goiânia, Geovane dos Santos, e a diretora da 3ª Vara do Trabalho de Anápolis, Andressa Dayrell.

Cleber Ferreira também avaliou positivamente o evento e lembrou que o TRT-GO foi muito citado no worksphop em diferentes momentos. Uma dessas referências aconteceu quando se falou sobre o SABB, uma ferramenta utilizada para bloqueios bancários desenvolvida em Goiás e posteriormente nacionalizada.

Leia mais sobre o Workshop realizado no TRT-PR aqui.

Setor de Imprensa, com informações do TRT-PR.

 

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.