Reforma no Posto Avançado de Iporá é inaugurada com grandes melhorias no atendimento à população

Glossário Jurídico

Descerramento da placa da obra de reforma do Posto Avançado de Iporá

As novas instalações do Posto Avançado de Iporá foram inauguradas na última quinta-feira, 21/3, que passaram a contar com ambientes inteiramente diferentes dos que existiam anteriormente. Diversas autoridades, incluindo o prefeito da cidade e o presidente do Regional Trabalhista, estiveram presentes para prestigiar a inauguração.

Antes, uma casa estava adaptada para funcionar como unidade de atendimento da Justiça do Trabalho. Agora, uma edificação própria para este atendimento, com ambientes diferenciados para a secretaria da unidade e o núcleo de conciliação, que no início funcionavam juntos. O ambiente é dotado de acessibilidade, com rampa de acesso para cadeirantes, sanitários acessíveis e placas de identificação visuais e táteis.

Juiz Platon Teixeira Neto, titular da Vara do Trabalho de São Luís de Montes Belos à qual o Posto Avançado de Iporá é vinculado

“Essa obra realizou uma transformação”, ressaltou o juiz Platon Teixeira de Azevedo Neto, titular da Vara do Trabalho de São Luís de Montes Belos, unidade à qual é vinculado o Posto Avançado de Iporá. O magistrado destacou os esforços empreendidos pelas administrações presididas pelos desembargadores Platon Teixeira de Azevedo Filho e Paulo Pimenta para esta reforma, além do empenho do diretor-geral, Ricardo Lucena e de sua equipe de engenharia, chefiada pelo engenheiro Paulo Sérgio de Castro.

A OAB, subseção Iporá, e o IPASI, Instituto de Previdência e Assistência Social dos Servidores Municipais de Iporá, também foram lembrados nos agradecimentos de Platon Neto, já que aquela abrigou a secretaria do Posto e o IPASI emprestou seu espaço para a realização das audiências durante o período de reforma. Neto também fez questão de destacar o empenho e a dedicação da equipe de servidores das unidades de São Luís de Montes Belos e Iporá, bem como do juiz auxiliar Lucas de Miranda Sá.

Desembargador-presidente do TRT18, Paulo Pimenta

O presidente do Tribunal, Paulo Pimenta, ressaltou que a reforma é uma demonstração da atenção do órgão à comunidade e aos jurisdicionados. Ele lembrou que o Posto Avançado de Iporá, junto a São Luís de Montes Belos e cidade de Goiás, foram as unidades da Justiça do Trabalho em Goiás que experimentaram aumento na quantidade de processos recebidos após a reforma trabalhista, de forma contrária à média nacional, que identificou redução na quantidade de novas ações no ano de 2018 em relação ao ano anterior. O prefeito da cidade, Naiçotan Leite, solicitou o retorno da unidade ao status de Vara do Trabalho, o que será atendido tão logo haja recursos disponíveis e autorização legislativa.

Posto Avançado

A unidade de atendimento em Iporá, então chamada de Junta de Conciliação e Julgamento, foi instalada em janeiro de 1993. Em fevereiro de 2014, por resolução do Tribunal Pleno, a então Vara do Trabalho foi transformada em posto vinculado à VT de São Luís de Montes Belos. O objetivo foi o de adequar a estrutura existente à demanda processual de algumas regiões do Estado que vivenciavam à época aumento expressivo no ingresso de novas ações, como foi o caso da jurisdição de Rio Verde, que recebeu a 4ª Vara, inaugurada em agosto do mesmo ano.

Posto Avançado de Iporá conta com instalações modernas e confortáveis para melhor atender o usuário da Justiça do Trabalho

A jurisdição de São Luís de Montes Belos, que engloba a sua Vara do Trabalho e o Posto Avançado de Iporá, atendem as cidades de Adelândia, Amorinópolis, Aragarcas, Arenópolis, Aurilândia, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Cachoeira de Goiás, Caiapônia, Córrego do Ouro, Diorama, Doverlândia, Fazenda Nova, Firminópolis, Iporá, Israelândia, Ivolândia, Jaupaci, Moiporá, Montes Claros de Goiás, Palestina de Goiás, Paraúna, Piranhas, São João da Paraúna, São Luís de Montes Belos (sede da jurisdição), Turvânia.

Além das pessoas citadas na matéria, estiveram presentes na solenidade, ainda, as seguintes autoridades: desembargador Aldon Taglialegna, Vanessa Cândido, presidente da OAB – Subseção Iporá, juiz Samuel João Martins, diretor do Fórum de Iporá, Marcelo Borges, presidente de prerrogativas da OAB, representando a OAB – Subseção de Montes Belos, Margarida Bittencourt, promotora de Justiça, Dúlio Siqueira, vice-prefeito de Iporá, Marcelo Alves de Oliveira, gerente de contas do Banco Bradesco de Iporá, Adriano Ribeiro, gerente da Caixa Econômica de Iporá, Silvio Marques, gerente do INSS, capitão Rafael Gomes, comandante da Companhia Independente de Iporá, Valdeci Marques, diretor do Oeste Goiano Jornalismo, Evandro Oliveira, gerente do SICRED, Marco Aurelio Cabral, gerente do Banco Itaú de Iporá, Gianricardo Afra, chefe do cartório da 53ª zona eleitoral, Maura Antonia Souza, diretora do Colégio Exato de Iporá, Raimundo Pinheiro, diretor da Faculdade de Iporá, Wemerson Moraes, presidente da OAB – Subseção Caiapônia, Saulo de Oliveira, diretor da UEG, Ronaldo Leite, delegado regional de polícia civil, Jackson Araújo, comandante do 7º Comando Regional da Polícia Militar de Iporá, Kelio Borges, presidente da Câmara de Iporá, e os vereadores Suelio Gomes e Nenio Pirulito.

Galeria de fotos:

Lídia Barros
Setor de Imprensa/CCS

Facebooktwitter

Ficou em dúvida quanto ao significado de algum termo jurídico usado nessa matéria?
Consulte o glossário jurídico: www.trt18.jus.br/portal/noticias/imprensa/glossario-juridico/
Esta matéria tem cunho meramente informativo, sem caráter oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Coordenadoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região
comunicacao@trt18.jus.br

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.